Categoria: Arquitetura civil > Instalação tecnológica
Distrito: Arquipélago dos Açores > Horta > Angústias
A Antiga Fábrica da Baleia do Porto Pim, localizada na Angústias e pertencente ao concelho da Horta, é um museu que guarda consigo um importante legado histórico. O espaço é muito bem organizado e descritivo com relação ao processo industrial da baleação, expondo para os visitantes como acontecia todo o processo de captura, processamento e comercialização do material obtido em alto mar.
Enquanto expositor do processo industrial, o museu cumpre muito bem o seu papel. Uma seção informativa sobre a anatomia e ciclo de vida do cachalote também ajuda a entender melhor sobre a importância desses animais para o ecossistema.
No entanto, um ponto que merece atenção é a falta de menção à vida social das baleias, ao papel que elas exerciam no ecossistema global e às consequências do período de caça. Apesar disso, o museu é apresentado com uma certa leveza e orgulho heroico, deixando um pouco de lado o grave problema ambiental e moral que representou a caça às baleias.
A Antiga Fábrica da Baleia do Porto Pim é uma aprendizagem sobre a vida dura e corajosa dos baleeiros, assim como sobre as angústias que as suas mulheres enfrentavam enquanto aguardavam o regresso dos seus amados. Um museu temático muito interessante e que conta a história de muitos açorianos que encontravam na morte de um animal majestoso o seu modo de vida e sustento de comunidade.
Para todos aqueles interessados em conhecer e aprender um pouco mais sobre a história da baleação no Faial, o museu é uma paragem obrigatória. O local é um dos mais importantes para entender sobre a tradição da baleação que marcou a região. Recomendamos a visita a amigos, desconhecidos, conhecidos e familiares, pois o museu é sem dúvidas um local de interesse histórico e cultural da região.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.5230104,-28.6255224
Coordenada DMS: 38°31'22.8"N 28°37'31.9"W