Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Arquipélago dos Açores > Ribeira Grande > Rabo de Peixe
A Ermida de Nossa Senhora do Rosário é um local de grande relevância histórica, cultural e religiosa na ilha de São Miguel, nos Açores. A sua localização na freguesia de Rabo de Peixe oferece um ambiente tranquilo e acolhedor para os turistas e visitantes que desejam conhecer a sua história.
Embora a data da fundação da ermida seja desconhecida, sabe-se que este templo teve ao longo dos anos várias fases de reconstrução e restauro. Em 1830, ela foi reconstruída, mas em 1854 já necessitava de reparação novamente. A comunidade local empreendeu uma intensa campanha de angariação de fundos, para garantir a sua reforma.
As dimensões da ermida eram determinantes para a qualidade da obra, por isso a pedra da cantaria tinha que ser de Vila Franca. Além disso, a condução dos cunhais e do barro e a armação do tecto também foram contratadas. A pintura e o douramento da capela-mor foram encargos para a comunidade local. Esses detalhes foram preservados nos restauros subsequentes.
Com o passar do tempo, a Ermida do Rosário voltou a ficar em péssimas condições. Foi então que em 1947 um proprietário da freguesia, António Tavares Penacho, assumiu a iniciativa de levar a cabo obras importantes de restauro. Foi nesta altura que surgiram os donativos vindos da América do Norte de várias pessoas naturais de Rabo de Peixe, os quais auxiliaram a iniciativa.
A Ermida de Nossa Senhora do Rosário é um lugar que evoca a religiosidade da população açoriana e proporciona uma vista privilegiada sobre a freguesia de Rabo de Peixe e sobre as paisagens da ilha de São Miguel. Se é um turista que visita os Açores, vale a pena conhecer esta ermida e apreciar uma das jóias do património histórico, artístico e religioso da região.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 37.8129342,-25.5828439
Coordenada DMS: 37°48'46.6"N 25°34'58.2"W