Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Arquipélago dos Açores > Praia da Vitória > Santa Cruz
A Ermida de Nossa Senhora dos Remédios é um ponto turístico imperdível na ilha Terceira, nos Açores. Localizada na freguesia de Lajes, concelho da Praia da Vitória, esta ermida é um verdadeiro tesouro histórico e arquitetónico.
Com uma possível origem no século XVII, a Ermida de Nossa Senhora dos Remédios foi construída em honra à veneração da imagem da Virgem resguardada num nicho rústico de pedra. Com o aumento da população no final do século XVIII, a ermida foi erguida graças às esmolas recolhidas para esse fim e à doação de um terreno pelos descendentes de D. Inácio Castiblanco do Canto e Sampaio.
Ao longo dos anos, a ermida sofreu vários danos causados por catástrofes naturais e guerras civis portuguesas. Em 1800-1801, a edificação ficou arruinada durante a crise sísmica. Em 1829, durante a Guerra Civil Portuguesa, o seu sino foi recolhido para ser refundido e usado para cunhar moeda em Angra. Em 1841, o terramoto arruinou novamente o templo, que foi reconstruído em 1842 e 1843.
A Ermida de Nossa Senhora dos Remédios apresenta uma planta em forma de "L" com dois pisos que dão forma à ermida e a uma casa de romeiros. O adro apresenta um poço, alguns anexos e uma planta recortada. A fachada principal é rematada por uma cornija ondulada e limitada pelos lados por cunhais. A parte central da fachada é mais larga e possui uma porta encimada por uma janela e uma cruz sobre o cume da cornija.
As fachadas laterais são rematadas por cornijas retas sob beirais e têm vãos em ambos os pisos cujas molduras são contínuas do soco à cornija. O acesso ao piso térreo faz-se sob o balcão, por dois vãos consecutivos em abóbada de berço perfeito, separados por uma coluna de secção quadrangular com capitel simples. O interior é dotado de uma nave única, separada da capela-mor por um degrau e de uma balaustrada em madeira. Ainda se encontra nesta capela um coro sobre a entrada e um púlpito do lado do evangelho.
Esta ermida foi construída com pedra rebocada e caiada a cal de cor branca, à exceção do soco, das pilastras, das cornijas, das molduras, dos aventais e do balcão, pavimento, guarda e banquetas que são em cantaria à vista. A cobertura é feita em duas águas com telha de meia-cana tradicional dos Açores e rematada por um beiral simples. O acesso à ermida faz-se por um lanço de escadas de cada lado.
No adro, existe um espaço retangular acessível através de um arco encostado a um vão de verga reta onde se lê a inscrição "1794". No jardim da ermida, de fronte à fachada lateral do lado direito, há um poço dotado de boca circular feito em cantaria. No muro exterior deste espaço, e ao mesmo plano da fachada principal do edifício, existe uma pedra embutida com um nicho axial enquadrado por duas inscrições voltadas para o exterior.
A Ermida de Nossa Senhora dos Remédios é um patrimônio histórico e cultural que merece ser visitado pelos turistas que passam pela ilha Terceira. Com sua beleza arquitetónica e sua rica história, esta ermida é um local de peregrinação e fé para muitos açorianos.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.7296626,-27.0630313
Coordenada DMS: 38°43'46.8"N 27°03'46.9"W