Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Arquipélago dos Açores > Vila do Porto > Flor da Rosa
A Igreja do Recolhimento de Santo António, localizada na freguesia de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria nos Açores, é um templo que remonta ao século XVI. Acredita-se que a sua construção foi feita na sequência da iniciativa do comerciante e alferes de Milícia, André Fernandes de Almada, que arrecadou uma grande quantia de moedas de ouro ao descobrir um tesouro dos Mouros. Por ser uma pessoa de escrúpulos e piedosa, decidiu destinar esse dinheiro à construção de um recolhimento para donzelas junto à pequena ermida de Santo António de Vila do Porto.
Atualmente, a igreja é uma atração turística que merece ser visitada por quem passa pelo concelho de Vila do Porto. Com uma estrutura em alvenaria de pedra rebocada e caiada, é constituída por dois corpos de planta retangular, formando um "L", e por um corpo torreado de planta quadrangular correspondente à antiga capela-mor.
O campanário, localizado num dos extremos da fachada do corpo da nave, é uma das suas características mais marcantes. Sobre a cornija, ao eixo do campanário, apoia-se uma cruz. O portal, que rasga a parede no meio da nave, é encimado por um frontão com o vértice quebrado, em cujo tímpano se encontra uma pedra com um relevo muito deteriorado e a inscrição "ANNO D 1693". As coberturas são de duas e quatro águas, em telha de meia-cana tradicional, rematadas por um simples beiral.
Dentro do antigo templo, é possível identificar as estruturas que hoje desapareceram como o coro, o altar-mor e as celas das recolhidas. A instituição era mantida pela dotação de onze moios de trigo anuais, mas por morte dos benfeitores, as suas disposições testamentárias previam a continuação da manutenção e serviço da igreja.
No século XIX, quando se procedeu à extinção das ordens religiosas em Portugal, o Recolhimento de Santo António também foi extinto, mas permaneceu na família do benfeitor. Nas décadas de 1950 a 1980, as instalações do antigo Recolhimento tiveram diferentes ocupações, incluindo um cinema e um supermercado. A igreja encontrava-se em ruínas, mas em 1980 a Câmara Municipal de Vila do Porto adquiriu o imóvel e o transformou numa Biblioteca Pública Municipal, que foi inaugurada em 1989 com o nome de "Biblioteca Pública Municipal Gulbenkian". Atualmente, a igreja abriga a "Casa da Juventude", da Associação de Jovens da Ilha de Santa Maria (AJISM).
Além da sua história singular, a Igreja do Recolhimento de Santo
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 36.9534581,-25.1428015
Coordenada DMS: 36°57'12.4"N 25°08'34.1"W