Categoria: Natureza > Ilhéu
Distrito: Arquipélago dos Açores > Santa Cruz das Flores > Ponta Delgada
Localizado no distrito de Ilha das Flores, concelho de Ponta Delgada, na localidade de Ponta Delgada, o ilhéu Maria Vaz é uma pequena ilhota costeira situada no oceano Atlântico, próxima à costa da freguesia de Ponta Delgada. Com uma altitude máxima de 151 metros, é composto por escoadas lávicas basálticas e apresenta uma formação geológica única.
A formação geológica do ilhéu da Gadelha é resultado de escoadas lávicas de origem vulcânica que apresentam uma morfologia regular e são parcialmente recobertas por blocos de basalto e depósitos de areia. Na parte voltada para a costa da ilha das Flores, a rocha basal apresenta algumas fracturas com orientação vertical ou quase vertical, resultado da disjunção prismática do basalto. A cobertura de basalto no fundo do ilhéu é bastante comum, assim como as grutas de pequena dimensão e a grande quantidade de calhaus rolados dispersos pelo fundo.
O acesso ao ilhéu é geralmente feito por mar, embora seja possível chegar por terra, desde que se esteja disposto a nadar a distância que separa o ilhéu da costa. É importante ressaltar que o percurso pedestre é bastante difícil. A formação geológica é utilizada para a realização de mergulho diurno com escafandro.
A fauna e a flora dominantes são a Chelon labrosus e a Coralina oficinalis, respectivamente. É possível observar mais de 100 espécies diferentes de fauna e flora marinha no local, sendo 15,4 o valor do índice de Margalef. Foi proposta a adoção de medidas de proteção da biodiversidade neste ilhéu.
Além disso, o ilhéu de Maria Vaz é conhecido por sua área de cerca de 10 hectares, correspondendo ao maior da ilha. Com uma forma arredondada e uma altitude de aproximadamente 151 metros, é composto, principalmente, por formações geológicas associadas a um vulcanismo submarino de natureza basáltica.
O ilhéu é particularmente revestido por vegetação endémica dos Açores, como bracel-da-rocha, urze e vidália, e visitado por um número significativo de aves marinhas, como garajaus. É também considerado um importante local de nidificação, principalmente da gaivota-de-patas-amarelas.
A fim de garantir a preservação das caraterísticas únicas do local e devido ao seu elevado interesse científico, a visitação ao ilhéu é interdita. No entanto, é possível avistá-lo ao percorrer o trilho Fajã Grande - Ponta Delgada ou a Grande Rota das Flores.
Esta área protegida integra a Zona Especial de Conservação (ZEC) da Costa Nordeste, no âmbito da Rede Natura 2000, e uma Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) da organização BirdLife International. O seu limite exterior faz fronteira com a Área Protegida de Gestão de Recursos da Costa Norte.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 39.5074653,-31.2438207
Coordenada DMS: 39°30'26.9"N 31°14'37.8"W