Categoria: Natureza > Lagoa
Distrito: Arquipélago dos Açores > Vila Franca do Campo > Vila Franca do Campo
Admirar a beleza natural da Lagoa do Fogo em Ribeira Chã, na Ilha de São Miguel, é uma experiência única e inesquecível. Esta reserva natural é uma das zonas mais bonitas da ilha e encontra-se rodeada por uma densa e exuberante vegetação endémica.
Com águas cristalinas e de um azul intenso, a Lagoa do Fogo é a segunda maior da ilha e uma das maiores dos Açores. Ela faz parte da Rede Natura 2000 e está classificada como zona especial de conservação desde 1974.
A caldeira vulcânica que originou a Lagoa do Fogo tem cerca de 15 mil anos e é a mais jovem da ilha de São Miguel. Sua configuração atual resulta do último colapso que terá ocorrido há sensivelmente cinco mil anos, enquanto a sua última erupção aconteceu em 1563.
Com uma área de 1360 hectares, a sua parede atinge desníveis de 300 metros e tem uma profundidade máxima de 30 metros. Em seu perímetro, encontram-se várias espécies de plantas endémicas, como o cedro do mato, o louro, a urze ou o sanguinho.
Mesmo que o tempo não lhe seja favorável, vale a pena visitar este local paradisíaco e apreciar a sua magnífica paisagem. A Lagoa do Fogo é uma das maravilhas da ilha de São Miguel e recomenda-se vivamente a todos os turistas que visitem este magnífico destino açoriano.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 37.7626402,-25.4748413
Coordenada DMS: 37°45'45.5"N 25°28'29.4"W