Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Arquipélago dos Açores > Santa Cruz das Flores > Santa Cruz das Flores
A Igreja de São Boaventura, popularmente referida como Igreja de São Francisco, localiza-se na freguesia, vila e concelho de Santa Cruz das Flores, na ilha das Flores, nos Açores. Integrada no convento franciscano e erigida por volta de 1641, tem um património que inclui o interior com obras em talha, o tecto de madeira de cedro e o painel da Anunciação da Virgem (séc. XV). Alberga o Museu etnográfico de Santa Cruz das Flores.
Este templo, sob a invocação de São Boaventura, e o convento franciscano anexo, foram edificados por iniciativa do padre Inácio Coelho, então vigário da vila. A tradição refere que o religioso erigiu a igreja e o convento em cumprimento a um voto que formulara pelo triunfo das armas de Portugal sobre as de Espanha, à época da Restauração da Independência.
À época, Frei Diogo das Chagas referiu em sua crónica:
"Há de novo mais nesta... vila um convento de frades nossos [franciscanos] que em agosto de 1651 mandou fundar o muito reverendo nosso padre provincial Frei Mateus da Conceição, a pedido do dito reverendo padre vigário Inácio Coelho que dele quis ser padroeiro, dotando-lhe por uma escritura em perpetum em cinco moios de trigo cada ano e uma pipa de bom vinho para as missas e um quarterio de trigo mais como dois carneiros para a oferta de um ofício, que manda lhe façam perpetuamente por um tal dia como do seu enterro e para o sítio do convento dotou 9 alqueires de terra de cerrado com suas casas, que são as em que nós todos nascemos, nas quais e sitio está já hoje o convento e seus dormitórios e igreja, em que ele cantou a primeira missa e pôs o nome do orago de S. Boaventura; etc. etc."Com a extinção das ordens religiosas no país (1834), este templo foi entregue à Ordem Terceira, e o convento adquirido por um particular. Mais tarde o edifício do convento passaria para a posse da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz que nele instalou o seu hospital.
Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público pela Resolução 98/80, de 16 de setembro.
Atualmente o imóvel sedia o Museu das Flores (museu etnográfico), que ocupa o convento e seu claustro, e no edifício anexo, erguido pelas forças francesas da extinta Base Francesa das Flores, funciona o Centro de Saúde das Flores.
Situado na vila de Santa Cruz das Flores, o Museu etnográfico das Flores é uma instituição pública dedicada à museologia e à promoção cultural. Fundado em 1977, o museu oferece um rico acervo museológico, destacando-se as colecções de etnografia e arqueologia subaquática. Desde 1993, estas colecções estão instaladas no Convento de São Boaventura, um edifício histórico que inclui uma capela ricamente decorada e restaurada, tornando a visita ainda mais enriquecedora e fascinante.
Além disso, o museu apresenta exposições sobre a indústria dos laticínios, a indústria baleeira, naufrágios que marcaram a história da ilha, mobiliário e construção naval. Na entrada, ainda é possível encontrar uma pequena livraria, com obras e/ou motivos/personagens/acontecimentos da Ilha e de Autores Açorianos.
O museu é uma excelente opção para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a rica história e cultura das Flores. Oferece exposições fáceis de entender, que não se tornam cansativas, além de um contexto interessante para se visitar a ilha, principalmente em dias de chuva, em que a natureza fica ainda mais espetacular.
O Museu etnográfico das Flores é uma visita obrigatória para quem deseja conhecer e entender melhor a história e a cultura desta ilha açoriana. Saia enriquecido, leve consigo apontamentos e obras que representam a beleza e a riqueza cultural do local. Não deixe de conhecer este fascinante Museu das Flores.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_das_Flores
https://pt.wikipedia.org/wiki/Convento_de_S%C3%A3o_Boaventura
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 39.452046943358525, -31.129144433037354
Coordenada DMS: 39°27'7.4"N 31°07'44.9"W