Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Arquipélago dos Açores > Nordeste > Nordeste
Cheguei ao Museu do Nordeste em um sábado, às 16:32h, mas infelizmente a funcionária não permitiu minha entrada, pois o caixa já havia fechado às 16:30h. Mesmo sendo aberto até às 17h, não pude entrar por apenas dois minutos. Tentei argumentar, mas não obtive sucesso. Infelizmente, fiquei com uma má impressão do local naquele dia.
Porém, decidi dar uma segunda chance ao museu e fui visitá-lo no domingo seguinte. Cheguei mais cedo e paguei o ingresso de R$ 6 para inteira e R$ 3 para meia entrada. Uma falha que notei é que eles só aceitam dinheiro, o que é um problema atualmente, já que quase não usamos mais dinheiro físico.
Por dentro, o acervo é bastante interessante e diversificado. Começa com uma coleção de bebidas e vai adentrando vários aspectos e povos do Nordeste. É um museu curioso, com objetos desde moedas antigas do período holandês até utensílios da Companhia das Índias Ocidentais e da elite pernambucana. Há também elementos que remetem ao período de exploração da cana de açúcar e muitos outros itens históricos. Recomendo a todos conhecerem. Sugiro que melhorem os horários, principalmente para quem trabalha durante a semana, e também que aceitem outras formas de pagamento.
Além do museu, há outros espaços na Fundação, como a Cinemateca e a Pinacoteca, mas infelizmente não consegui encontrar nenhuma informação sobre horários.
Dentro do Museu, é permitido fotografar, desde que sem o uso do flash da câmera. Há diversas exposições, como a área do vaqueiro, que retrata costumes antigos e atuais dos vaqueiros, a mostra de usos e costumes dos povos indígenas, peças religiosas, entre outras. A entrada é gratuita aos domingos e feriados.
O ambiente é tranquilo desde a entrada até o hall das artes. Ao chegar na recepção, somos orientados a deixar a bolsa/mochila em um armário que fica sob responsabilidade da própria recepção. O atendimento é impecável.
Embora achei que o museu poderia ser maior, gostei muito das obras que lá se encontram. Elas retratam bem a história do Nordeste e são muito bonitas. Vale muito a pena conhecer mais sobre a cultura do nosso passado.
Achei o lugar lindo, com uma riqueza de materiais e exposições impressionante. Amei as obras, o ambiente e os sons. O único defeito que encontrei é que algumas obras carecem de informações, mas isso não atrapalhou a minha experiência como um todo.
Em resumo, o Museu do Nordeste é um local que recomendo bastante para todos que desejam conhecer mais sobre a cultura nordestina e sua história. Com algumas melhorias em horários e formas de pagamento, além de mais informações nas obras, seria ainda melhor. Mas, mesmo assim, é um ótimo passeio.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: -8.0305787,-34.9253428
Coordenada DMS: 08°01'50.1"S 34°55'31.2"W