Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Arquipélago dos Açores > Vila do Porto > São Pedro > Feteiras
A Ermida de Nossa Senhora de Fátima é um local de grande importância religiosa e histórica na ilha de Santa Maria, Açores. A sua construção ocorreu em meados da década de 1920, tendo sido iniciada pelo padre Virgínio Lopes Tavares, então pároco da freguesia de São Pedro. Esta foi a primeira ermida dedicada a Nossa Senhora de Fátima construída fora da Diocese de Leiria.
A bênção da primeira pedra ocorreu a 18 de outubro de 1925, e em maio de 1928 a imagem da padroeira foi benzida na Matriz de Vila do Porto, sendo conduzida em procissão para a Igreja de São Pedro. A ermida só seria consagrada em 17 de maio do mesmo ano, devido a um tempo chuvoso e pouco favorável.
Um dos principais atrativos da Ermida de Nossa Senhora de Fátima são os seus degraus, que representam os 150 mistérios e orações do Terço. Cada degrau foi patrocinado por um subscritor, sendo que a escadaria foi projetada por Álvaro Fernandes Serpa. A obra foi inaugurada em 11 de julho de 1933, quando do seu topo, o Bispo de Angra concedeu a Bênção Eucarística.
Em 1942 foi colocada na ermida uma lápide comemorativa do 25° aniversário das Aparições de Fátima, reforçando a ligação histórica e religiosa entre estes dois santuários. Em 2007-2008, a Ermida de Nossa Senhora de Fátima foi restaurada, assim como a imagem da padroeira, com o auxílio da comunidade.
O dia da padroeira é comemorado anualmente em 13 de maio e é uma data importante para os fiéis que visitam a Ermida de Nossa Senhora de Fátima para prestar homenagens e pagar as suas promessas. É um local de grande devoção e paz, ideal para momentos de oração e reflexão na sua viagem aos Açores.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 37.0026799,-25.1040315
Coordenada DMS: 37°00'9.6"N 25°06'14.5"W