Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Arquipélago dos Açores > São Roque do Pico > Almas
O Museu da Indústria Baleeira é um lugar histórico na Ilha do Pico, localizado na urbanização Cais do Pico, na localidade de Almas. Este museu é considerado um dos melhores museus industriais do género, por exibir caldeiras, fornalhas, maquinaria e outros apetrechos usados no aproveitamento e transformação dos cetáceos em óleo e farinha.
A antiga fábrica "Armações Reunidas Lda.", local onde se encontra instalado o museu, foi construída em 1942 e funcionou até 1984. O conjunto principal é formado por três corpos retangulares, alinhados pela fachada, com cisterna acoplada. Aqui se articulavam dois sistemas produtivos, a saber: a pesca da baleia (baleação) e a produção de derivados de cetáceos e respectiva comercialização.
Além disso, o museu possui vários edifícios anexos, como uma oficina de carpintaria naval, oficinas de tanoaria e serralharia. Ligadas ao edifício principal, mas num corpo posterior, dotado de duas chaminés, encontram-se as oficinas de ferreiro e fundidor.
A fachada principal do edifício onde se encontravam instaladas a administração e o laboratório da fábrica tem quatro portões feitos em madeira, pintada de amarelo, e vários janelões. A estrutura deste edifício destaca-se pelo seu aparato no Porto de São Roque, chamando de imediato a atenção a quem aqui chega de barco.
Frente a esta fábrica da baleia localiza-se um monumento em homenagem ao baleeiro, história esta que é contada através das diversas exposições no museu.
O Museu da Indústria Baleeira é parte da Rede Regional de Museus como extensão do Museu do Pico, sendo o primeiro museu de arqueologia industrial aberto ao público no arquipélago. Visitá-lo é embarcar numa viagem pelo passado da indústria baleeira dos Açores, uma atividade que moldou a história da região.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.5295217,-28.3223325
Coordenada DMS: 38°31'46.3"N 28°19'20.4"W