Categoria: Natureza > Praia
Distrito: Arquipélago dos Açores > São Roque do Pico > Prainha
A Zona Balnear Poça Branca é um destino imperdível na Ilha do Pico, localizado na Prainha. Trata-se de uma piscina natural de água salgada, cercada por rochas vulcânicas, que dão um toque único à paisagem. A água cristalina e refrescante é perfeita para um mergulho revigorante, especialmente nos dias quentes de verão.
Além disso, a Zona Balnear Poça Branca oferece vistas deslumbrantes para o Oceano Atlântico e para a Montanha do Pico, a montanha mais alta de Portugal. É um local perfeito para relaxar e contemplar a beleza natural da região.
Para chegar à Zona Balnear Poça Branca, é necessário caminhar por uma trilha de cerca de 20 minutos, mas o esforço vale a pena. O passeio é uma oportunidade para apreciar a flora e fauna locais e respirar o ar puro da ilha.
Não se esqueça de trazer protetor solar, água e lanches, pois não há comércio no local. E, por favor, respeite a natureza e leve consigo todo o lixo produzido.
A costa da Zona Balnear Poça Branca é coberta por várias baías espaçosas e é possível nadar em águas cristalinas e refrescantes sem necessidade de usar calçado especial. A entrada na água é muito abrupta, mas esta praia é adequada para diferentes tipos de pessoas, incluindo viajantes solitários, amantes de fugas para o relaxamento, entre outros. O único problema é que, em alta temporada, pode ficar bastante movimentada.
A praia oferece algumas infraestruturas de apoio, como restaurante de praia, banheiros e piscina de praia. Além de nadar e tomar banhos de sol, é possível participar em outras atividades.
O acesso à praia é conveniente, com a distância da estrada inferior a 500 metros, e há um estacionamento nas proximidades. A praia de águas calmas forma uma agradável piscina natural, criando uma envolvente de grande beleza.
A Zona de Lazer da Poça Branca localiza-se na freguesia da Prainha, município de São Roque do Pico, ilha do Pico, arquipélago dos Açores. Esta zona de lazer é uma piscina natural de banho de mar, formada por rochas pretas de origem vulcânica. A rudeza da rocha vulcânica foi adaptada pela intervenção humana, dando forma a espaços existentes entre as grandes pedras, criando poças de várias dimensões e com diferentes espaços entre si.
Junto a este local de lazer é possível observar uma rica vegetação endémica das florestas da Laurissilva características da Macaronésia, onde se destacam a abundância de spergularia azorica e a urze (erica azorica). No que diz respeito à avifauna, pode-se observar uma grande variedade de aves, incluindo o cagarro (calonectris diomedea borealis) e o tentilhão (fringilla coelebs moreletti), endémico dos Açores. Além disso, é possível avistar várias espécies de aves marinhas, como o garajau-comum (sterna hirundo), o garajau-rosado (sterna dougallii) e o pardela-balear (puffinus mauretanicus), durante os passeios de barco que são organizados na marina.
A zona costeira também é rica em vida marinha, e é possível avistar diversas espécies de peixes, como o cherne (polyprion americanus) e o mero (epinephelus marginatus), além de moluscos e crustáceos. Os passeios de barco também são uma excelente oportunidade para observar golfinhos (delphinus delphis) e baleias (balaenoptera physalus), que são frequentes na área.
No geral, a Praia da Vitória é uma excelente opção para quem procura um local tranquilo e rodeado pela natureza, onde é possível desfrutar de uma grande variedade de atividades ao ar livre e observar uma rica fauna e flora local.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.4771311,-28.2043086
Coordenada DMS: 38°28'37.7"N 28°12'15.5"W