Categoria: Arquitetura civil > Anta
Distrito: Aveiro > Sever do Vouga > Ereira
A Anta Poço dos Mouros é um monumento megalítico que testemunha a presença humana na região de Sever do Vouga há milhares de anos. Estes monumentos, construídos com grandes pedras, eram usados como locais de sepultamento coletivo e, possivelmente, para a realização de rituais.
Este tipo de monumento megalítico é constituído, geralmente, por uma câmara funerária (onde se depositavam os corpos) e um corredor de acesso. A câmara era coberta por uma grande "laje" de pedra e todo o conjunto era, originalmente, coberto por um monte de terra e pedras (mamoa). Ao longo dos anos, e devido à erosão e à ação humana, muitas destas estruturas perderam a sua forma original.
A Anta Poço dos Mouros é um importante vestígio da cultura megalítica, que se desenvolveu na Europa durante o período Neolítico (entre 5000 e 2200 a.C.). Estes monumentos ajudam-nos a entender melhor as práticas funerárias e as crenças das populações que habitaram a região de Sever do Vouga há milénios.
A visita a este monumento proporciona uma experiência única de contacto com o passado. É um local que convida à reflexão sobre a história e a importância da preservação do nosso património. Recomenda-se a utilização de calçado confortável e atenção ao terreno irregular circundante.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 40.671302,-8.315472
Coordenada DMS: 40°40'16.7"N 08°18'55.7"W