Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Aveiro > Aveiro > Oliveira de Azeméis
Localizado no Lugar de Lações, em Oliveira de Azeméis, o Berço Vidreiro é um dos lugares mais emblemáticos da região do Entre Douro e Vouga. A história deste lugar remonta ao século IX ou X, quando o Conde Betotes construiu uma capela dedicada a São Miguel para atender às necessidades espirituais dos lavradores da região.
Porém, foi no século XX que Lações se tornou especialmente conhecido pela sua produção de vidro, graças à instalação do Centro Vidreiro do Norte de Portugal em 1926. Durante a Segunda Guerra Mundial, o Centro Vidreiro teve o seu auge, devido à neutralidade de Portugal, mas, depois desse período, começou um declínio que culminou no encerramento das instalações fabris no final do século XX.
Apesar disso, o vidro continua a ser um elemento muito importante em Oliveira de Azeméis e a indústria dos moldes continuou a crescer, impulsionando a economia local. Como homenagem a esta história, foi criado o projeto Berço Vidreiro, que inclui um museu no Parque da La-Salette, onde ainda se fabrica vidro de forma tradicional. Além disso, estão previstos futuros projetos, como um centro coordenador de transportes e um centro escolar.
A região também é conhecida pelo seu património histórico, como o Castro/Castelo de Lações, que remonta a tempos antigos e já foi habitado pelos povos luso-romanos. Lações é também lar de personalidades ilustres, como o advogado Dr. Tomás António Fernandes e o conselheiro João da Silva Pinto.
Para chegar a Lações, pode-se tomar o IC2, que faz a fronteira entre Lações de Cima e Lações de Baixo. A região é acessível de carro, ônibus ou trem. Não deixe de visitar este lugar único e mergulhar profundamente na história e na cultura da vidraria em Portugal.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 40.8439991,-8.4650635
Coordenada DMS: 40°50'38.4"N 08°27'54.2"W