Categoria: Arquitetura religiosa > Capela
Distrito: Aveiro > Ovar > Ovar
Conjunto de sete capelas tardo-setecentistas localizadas em Ovar, conhecidas como Passos de Ovar ou Passos da Via Sacra de Ovar.
São classificadas como Imóvel de Interesse Público desde 1946.
Exemplar da arquitetura religiosa ovarense, as capelas foram construídas no século XVIII e estão ligadas às cerimônias da Quaresma.
A devoção dos Passos de Ovar remonta à primeira metade do século XV, com a proteção da Irmandade dos Passos pelos Condes da Feira.
As capelas atuais, feitas de pedra e cal, foram construídas entre 1747 e 1755, substituindo as estruturas de madeira anteriores.
O percurso dos Passos de Ovar simboliza os Passos da Paixão de Cristo e passa por seis capelas históricas na cidade, terminando na Capela do Calvário.
As capelas receberam graças e privilégios do Papa Inocêncio X em 1840 e do Papa Gregório XVI em 1892.
As capelas apresentam um programa construtivo e decorativo rococó, com grande depuração e unidade estilística.
As sete capelas estão espalhadas pela cidade de Ovar, incluindo a Igreja Matriz de São Cristóvão, a rua Alexandre Herculano, o largo dos Bombeiros Velhos, a praça da República, o largo Mouzinho de Albuquerque e o largo dos Combatentes.
As figuras representando a Paixão de Cristo foram pintadas em castanho pelo mestre António José Pintor, artista natural de Válega, com recomendação especial para se esmerar na pintura pelo Provedor de Esgueira.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Passos_de_Ovar
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 40.8594075,-8.6200326
Coordenada DMS: 40°51'33.9"N 08°37'12.1"W