Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Aveiro > Aveiro > Aveiro
Situada na Praça Marquês de Pombal, em Aveiro, esta igreja faz parte do património histórico da cidade e é um dos principais pontos turísticos.
Desde 1910, é considerada Monumento Nacional, destacando-se pela sua importância histórica e cultural.
O convento onde a igreja se encontra foi fundado no século XVII por D. Brites de Lara. O pedido de fundação foi feito à época ao rei D. João IV, e o convento foi estabelecido após a morte de D. Brites, sendo a obra concluída pelo seu filho, D. Raimundo de Lencastre.
A igreja foi iniciada em 1704, tendo a capela do palácio de D. Brites sido utilizada temporariamente antes da edificação da igreja. Ao longo do século XVIII, a igreja foi enriquecida com decoração, incluindo talha dourada, azulejos e pinturas.
A igreja tem uma planta retangular e uma fachada simples, mas imponente. O interior é repleto de talha dourada, com diferentes estilos, como o protobarroco, o barroco joanino e o rococó.
O altar e as paredes são adornados com pinturas e talhas douradas. Na capela-mor, podem ser observadas imagens da vida da Virgem Maria, enquanto o teto da nave apresenta cenas da vida de Cristo e de Santa Teresa.
O revestimento das paredes até à altura das portas é decorado com painéis de azulejos azuis e brancos, atribuídos à oficina de António Vital Rifarto, no século XVIII.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_São_João_Evangelista_(Aveiro)
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 40.6383803630955,-8.653482290611011
Coordenada DMS: 40°38'18.2"N 08°39'12.5"W