Categoria: Natureza > Mata
Distrito: Aveiro > Ílhavo > Gafanha da Encarnação
A Mata Nacional das Dunas da Gafanha abrange 688 hectares, com grande parte ocupada por pinheiro-bravo. Há também zonas com acácias. É um local ideal para relaxar e estar em contacto com a natureza, entre caminhos florestais e áreas agrícolas.
Esta mata foi criada em 1887 para estabilizar as dunas e evitar o avanço das areias. A sua florestação, liderada pelo Eng. Egberto de Magalhães Mesquita, foi fundamental para o desenvolvimento florestal entre os rios Vouga e Mondego, concluída na década de 1940.
Situada entre os canais da Ria de Aveiro, a Mata oferece uma paisagem variada, desde áreas agrícolas até a costa. É limitada a norte pelo canal de navegação e a sul pelas dunas de Mira.
É um local excelente para caminhadas, observação de aves e mamíferos. Existem trilhos bem definidos e é possível explorar a pé ou de bicicleta.
A circulação pode estar restrita em períodos de elevado risco de incêndio, por isso é aconselhável verificar o risco diário antes da visita.
O Santuário de Schoenstatt, um local de culto católico dedicado a Nossa Senhora, é um ponto de interesse dentro da mata, ligado a um movimento de espiritualidade iniciado na Alemanha.
A Capela de Nossa Senhora dos Campos, na antiga Colónia Agrícola, é outro local importante. Foi inaugurada em 1957 e acolhe missas regulares. Junto à capela, encontra-se a Estátua do Colono, homenageando os agricultores que deram vida à região.
Parte da área da mata foi usada para a instalação da Colónia Agrícola na década de 1940, com a finalidade de explorar as potencialidades agrícolas da região. Atualmente, esta área é conhecida como o lugar de Nossa Senhora dos Campos.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 40.61907794463287,-8.705194079929534
Coordenada DMS: 40°37'8.7"N 08°42'18.7"W