Categoria: Arquitetura civil > Casa
Distrito: Beja > Alvito > Alvito
- A Casa de António Pedro Góis, também conhecida como Casa Seiscentista na Rua do Conselheiro Machado, é um edifício histórico localizado na vila de Alvito, no Alentejo, Portugal.
- O edifício é uma habitação unifamiliar composta por dois blocos de alturas diferentes, que cercam parcialmente um pátio onde há um poço.
- Apresenta elementos manuelinos, renascentistas e vernaculares, sendo considerada uma das casas mais pitorescas de Alvito.
- A fachada para a rua possui dois corpos: um à esquerda, com um único andar e várias portas, e outro à direita, com dois andares, uma porta no térreo e um janelão no primeiro andar.
- Uma das portas do lado esquerdo possui um lintel ornamentado com dois arcos canopiais, decorados com carrancas de estilo manuelino.
- O janelão do lado direito tem um frontão ornamentado com volutas e um concheado no centro, além de acrotérios coroados por discos.
- Destaque para a chaminé no corpo da direita, com uma base recortada com mísulas, emulando uma sanefa, possivelmente inspirada nas chaminés do Castelo de Alvito.
- Além da Casa de António Pedro Góis, existem outros edifícios interessantes na Rua da Cruz, com indícios de construção do século XVI.
- O núcleo original da casa foi construído no início do século XVI, com adições posteriores, como uma janela no primeiro andar na segunda metade do século.
- O edifício foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1962 e passou por obras de restauro em 1977.
- Em 1979, o proprietário, António Pedro Góis, propôs a venda do imóvel ao governo.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_de_António_Pedro_Góis
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.2545262,-7.9928021
Coordenada DMS: 38°15'16.3"N 07°59'34.1"W