Categoria: Arquitetura militar > Castelo
Distrito: Beja > Vidigueira > Vidigueira
O Castelo da Vidigueira está situado na vila de Vidigueira, no concelho de Vidigueira, no Baixo Alentejo, em Portugal.
Existem indícios de que a povoação onde o castelo está localizado remonta a uma fortificação romana, posteriormente ocupada durante a invasão muçulmana da Península Ibérica.
Durante a Reconquista cristã da Península Ibérica, a povoação foi conquistada por forças portuguesas no reinado de D. Sancho II em 1235.
O castelo foi adaptado como residência dos condes da Vidigueira, também conhecido como Paço dos Gamas. O navegador Vasco da Gama recebeu o título de conde da Vidigueira e viveu no palácio anexo à fortificação.
As ruínas da torre de menagem são os principais vestígios do castelo. A torre de planta quadrada apresenta uma estrutura maciça em alvenaria regular.
Atualmente, a torre de menagem está sem cobertura, e é possível observar os vestígios da muralha, que foram transformados em escadaria de acesso. Não é possível determinar se o castelo possuía merlões no topo.
Resta apenas uma janela geminada no estilo manuelino como possível vestígio do antigo paço.
O sino com as armas dos Gamas, que está na Torre do Relógio da povoação, é uma lembrança do navegador Vasco da Gama e foi oferecido à vila pelo conde da Vidigueira.
As ruínas da torre de menagem, conhecida como Atalaia das Vidigueiras, são consideradas Imóvel de Interesse Público desde 1970.
Em 2021, o castelo deixou de ser tutelado pelo governo e passou para a responsabilidade da Câmara Municipal.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_da_Vidigueira
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.213005,-7.80228
Coordenada DMS: 38°12'46.8"N 07°48'8.2"W