Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
A Igreja Matriz de São Vicente está situada na vila de Cuba, no concelho de Cuba, distrito de Beja, em Portugal.
Classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1982.
Possui uma planta longitudinal, com a nave em formato retangular e a capela-mor em formato quadrado, além de anexos como a sacristia e uma capela.
O templo tem volumes escalonados e diferentes coberturas, como telhado de duas águas sobre a nave, cobertura em domo revestido de telha sobre os anexos e um lanternim sobre a capela-mor.
Voltada para o oeste, apresenta duas torres quadrangulares cupuladas com sineiras, além de um portal retangular arquitravado e um janelão semelhante acima dele.
Destaca-se por uma nave com cobertura em abóbada de berço reforçada por tirantes de ferro. Há um coro-alto com balaustrada de madeira e três abóbadas de aresta sustentadas por arcos redondos. O púlpito é em mármore semicircular e há sepulturas sob o coro.
O interior possui azulejos polícromos do século XVII que cobrem as paredes da nave, da capela-mor e da capela baptismal, com painéis hagiográficos no segundo registro da nave. Um painel representando São Vicente está acima do portal na fachada principal.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_São_Vicente_(Cuba)
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.167526,-7.89058
Coordenada DMS: 38°10'3.1"N 07°53'26.1"W