Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Beja > Castro Verde > Entradas
A igreja apresenta uma mistura de estilos arquitetônicos, incluindo o maneirista, manuelino e barroco, devido a várias construções e remodelações ao longo dos anos.
A igreja está situada no centro da vila de Entradas, ao lado do antigo hospital, que agora abriga a Biblioteca Municipal de Castro Verde.
O interior da igreja possui uma única nave e uma capela-mor com uma abóbada de berço decorada com pinturas murais. O retábulo é decorado com talha dourada e pinturas do século XVII retratando cenas da Vida da Virgem e dos santos.
Destacam-se a pia de água benta manuelina no lado da Epístola, os painéis de pintura mural nos alçados laterais da capela-mor e os azulejos de aresta no estilo Mudéjar que revestem o frontal, os degraus e a face da plataforma do altar-mor.
O Hospital do Espírito Santo foi instituído no século XV e, posteriormente, a igreja foi incorporada ao hospital e passou a ser a matriz de Entradas. A instituição da Misericórdia de Entradas foi fundada em 1530.
A igreja passou por várias intervenções de restauro ao longo do século XX. Em 1987, foi classificada como Imóvel de Interesse Público, estando atualmente em vias de classificação. Faz parte da zona de proteção da Igreja Matriz de Entradas.
Em 2008, foi inaugurado um pólo da Biblioteca Municipal de Castro Verde no antigo hospital anexo à igreja, proporcionando um espaço cultural para os habitantes.
A reabilitação urbana da vila de Entradas incluiu o restauro da área envolvente ao Largo da Misericórdia, a fundação do Museu da Ruralidade, a reinstalação do Pelourinho e a criação da Casa Mortuária em substituição à existente na igreja.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_da_Misericórdia_de_Entradas
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 37.776226,-8.012868
Coordenada DMS: 37°46'34.4"N 08°00'46.3"W