Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Beja > Aljustrel > Messejana
A Igreja Matriz de Messejana é um monumento religioso na região do Alentejo, em Portugal. Situada na freguesia de Messejana, no concelho de Aljustrel, a igreja é também conhecida como Igreja Paroquial de Messejana ou Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Com uma localização periférica na encosta de uma colina onde se encontram as ruínas do castelo, a igreja é um exemplo da arquitetura barroca, rococó e neoclássica.
A sua estrutura compacta, com um grande sentido de verticalidade e formada por uma nave e capela-mor abobadada, é um modelo típico empregue nos templos da Ordem Militar de Santiago. Apesar disso, apresenta um nível de ornamentação superior ao das igrejas originais, sendo notável pela configuração semi-circular da cabeceira, pela presença de pilastras e cunhais encimados por fogaréus, e pelos retábulos ornamentados com talha dourada e policromia.
No interior, há uma capela lateral no lado do Evangelho, construída no início do século XIX e que apresenta vários elementos inspirados pelo estilo neoclássico. Destacam-se também um brasão da família Velho Costa e uma imagem de Nossa Senhora com o filho nos braços, semelhante à escultura Pietá de Miguel Ângelo, que provavelmente veio do Convento de Nossa Senhora da Piedade.
A igreja foi construída ou reconstruída em meados do século XVIII, tendo sido alvo de obras durante a centúria seguinte, com a instalação do nártex e a edificação da capela lateral, que foi concluída em 1809. No local onde se encontra a igreja, foi descoberta uma necrópole romana com cinco sepulturas cobertas por lajes de xisto.
Na igreja, encontram-se túmulos brasonados e placas murais, incluindo uma na nave e outras duas nas capelas laterais. A igreja é um marco importante da história da região e um excelente exemplo da arquitetura religiosa portuguesa.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 37.83597568026253, -8.245984870382818
Coordenada DMS: 37°50'9.5"N 08°14'45.5"W