Categoria: Arqueologia > Mina
Distrito: Beja > Mértola > Corte do Pinto
Minas de São Domingos e Pomarão (Mina de São Domingos) - Corte do Pinto, Mértola
A Mina de São Domingos está situada na freguesia de Corte do Pinto, concelho de Mértola, no distrito de Beja, Portugal.
A Mina de São Domingos e a aldeia correspondente são um antigo couto mineiro, com uma ligação ao porto fluvio-marítimo do Pomarão, no rio Guadiana, através de uma ferrovia de via estreita chamada Linha São Domingos - Pomarão, com cerca de 15 km de extensão.
O complexo mineiro está incluído na Zona de Proteção Especial do Vale do Guadiana (Rede Natura 2000) e é classificado como Conjunto de Interesse Público desde 2013.
De acordo com o censo de 2011, a localidade tinha 503 habitantes.
A tradição mineira na zona remonta aos Fenícios e Cartagineses e, posteriormente, aos Romanos, que exploraram cobre, ouro e prata desde o século I até ao século IV.
A exploração mineral em São Domingos começou antes da invasão romana da Península Ibérica, com foco na extração de cobre, ouro e prata.
Em 1858, a mina foi modernizada pela companhia de mineração "Mason e Barry". A exploração durou até 1965, quando o minério se esgotou e a mina foi encerrada. Durante esse período, a mineração foi realizada a céu aberto até 120 metros de profundidade, continuando depois com poços e galerias até 400 metros.
Com o encerramento da mina, a aldeia mineira entrou em decadência, mas foi a primeira aldeia do país a ter eletricidade.
A Mina de São Domingos está situada na Faixa Piritosa Ibérica, na Zona Sul Portuguesa, onde também estão localizadas as minas de Canal-Caveira, Lousal, Aljustrel e Neves-Corvo, e que se estende para Espanha, incluindo as minas de Riotinto.
Estima-se que tenham sido exploradas cerca de 25 milhões de toneladas de minério em São Domingos. O minério tinha uma disposição subvertical, com orientação aproximada de leste-oeste, e era composto principalmente por pirite, além de quantidades variáveis de blenda, calcopirite e galena. A pirite tinha teores de enxofre entre 45% e 48%, enquanto os teores médios de cobre e zinco eram de 1,25% e 2 a 3%, respectivamente.
Atualmente, o complexo da mina encontra-se em processo de classificação.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mina_de_São_Domingos
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 37.6693119,-7.4978715
Coordenada DMS: 37°40'9.5"N 07°29'52.3"W