Categoria: Arqueologia > Ponte
Distrito: Beja > Cuba > Vila Ruiva
A Ponte romana sobre a ribeira de Odivelas, também conhecida como Ponte de Vila Ruiva, está localizada no Alentejo, na freguesia de Vila Ruiva, no município de Cuba, distrito de Beja, em Portugal. Fica a aproximadamente 1,5 quilômetro de Vila Ruiva, seguindo pela estrada EN258 entre Alvito e a Vidigueira.
A ponte é classificada como Monumento Nacional desde 1967, reconhecendo sua importância histórica e arquitetônica.
A ponte remonta à época romana e ainda está em uso hoje em dia, embora apenas em sentido único devido à sua largura.
Acredita-se que a ponte fazia parte da antiga estrada romana que ligava Faro e Beja a Évora e Mérida.
A ponte passou por várias fases de construção ao longo dos anos. Acredita-se que os três primeiros pilares, feitos de granito, sejam da época romana, provavelmente dos séculos I a.C. e I. Existem também reconstruções e adições posteriores, datadas dos séculos V e XI, que utilizaram materiais romanos antigos, bem como novos materiais da época.
A ponte tem 120 metros de comprimento, 4,9 metros de largura e atinge uma altura máxima de 5,3 metros.
A pista da ponte é inclinada e possui um parapeito de altura baixa ao longo de seu comprimento. A ponte é sustentada por um total de 20 arcos, sendo que treze deles têm formato de volta perfeita e diferentes tamanhos de vão. Os pilares também possuem aberturas (olhais) entre eles, com diferentes tamanhos de vão.
A vista atual da ponte é incompleta devido ao assoreamento da ribeira, com 15 arcos e olhais parcialmente subterrados e não visíveis.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_romana_sobre_a_ribeira_de_Odivelas
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.259683,-7.946033
Coordenada DMS: 38°15'34.9"N 07°56'45.7"W