Categoria: Natureza > Praia
Distrito: Beja > Odemira > Asseiceira
A Praia da Amália é um tesouro escondido no Parque Natural da Costa Vicentina, situada entre as praias do Carvalhal e Azenha do Mar. Apesar do trilho pela vegetação e das escadas para chegar ao areal, é um local que vale a pena visitar. A vista da ravina é incrível e há vários trilhos para explorar.
Para chegar à praia, é necessário fazer uma caminhada de cerca de 10 minutos que vale a pena pela beleza da paisagem. A praia é pacata e tem uma linda queda de água da Ribeira. No entanto, é importante estar atento à possibilidade de poluição devido às estufas que existem na periferia da Ribeira.
Infelizmente, como acontece com muitos locais expostos nas redes sociais, a afluência excessiva está a afetar a preservação da praia e aumentando a poluição. Por isso, é importante ter atenção ao estacionamento e acesso, evitando estacionar frente ao portão da herdade da Amália.
É importante mencionar que a Praia da Amália não é considerada "praia" de acordo com a placa à entrada da praia, não é vigiada e o acesso é condicionado, sendo muito limitado para pessoas com mobilidade reduzida. No entanto, a praia em si é linda e a pequena cascata é a maior atração. Atenção à maré alta que pode cobrir todo o areal.
É permitido animais na praia, mas é preciso atenção ao caminho a pé que pode ter lama em certas épocas do ano. A praia fica inserida numa grande baía rodeada de vegetação e tem uma cascata lindíssima do lado esquerdo. O acesso é através de uma pequena caminhada fácil e uma escadaria de madeira. Infelizmente, na estrada não há indicações nem casa de banho.
A Praia da Amália é um lugar encantador e vale a pena visitar. A sua preservação é importante para garantir que continue a ser um tesouro escondido em meio à beleza do Parque Natural da Costa Vicentina.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 37.4820341,-8.7942681
Coordenada DMS: 37°28'55.3"N 08°47'39.4"W