Categoria: Arquitetura civil > Chafariz
Distrito: Braga > Barcelos > Areias de Vilar
- O chafariz monumental no pátio do extinto convento anexo à Igreja de Vilar de Frades é uma obra moderna construída em substituição a um claustro do século XIV.
- Foi adornado em 1597 com um chafariz renascentista de mármore, composto por duas taças e quatro bicas em carrancas sobre um tanque quadrangular.
- O chafariz substituiu uma palmeira que era comum nos claustros de outros conventos da época.
- A água do chafariz era utilizada para limpeza e rega de hortaliças.
- No final do século XVIII, foi elaborado um novo plano para a área conventual, que abrangia os claustros, a sacristia e a frontaria da igreja.
- O lajeamento de ladrilhos de cerâmica que existia no pátio foi removido e utilizado em outras construções.
- Segundo relatos históricos, o túmulo de um "Santo Abbade" estava localizado nesse local e atraía pessoas em busca de curas milagrosas.
- Outro chafariz, classificado como Monumento Nacional, foi transferido para Barcelos em 1967 e está localizado no Largo da Porta Nova, defronte da Igreja do Bom Jesus da Cruz.
- O chafariz atual no pátio conventual é composto por um tanque circular, uma coluna ornamentada com elementos vegetalistas e uma coroa real sustentada por quatro águias, com quatro bicas.
- A datação exata desse chafariz é debatida, sendo mencionado por alguns autores como do início do século XVII, enquanto outros o identificam como o chafariz construído pelo padre reitor Joaquim Lopes da Costa entre 1790 e 1792, no final do século XVIII.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Vilar_de_Frades
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.5312956,-8.6193412
Coordenada DMS: 41°31'52.7"N 08°37'9.6"W