Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Braga > Guimarães > Oliveira do Castelo
A igreja é um importante exemplo de arquitetura gótica no norte de Portugal.
A igreja é classificada como Monumento Nacional desde 1910.
O local tem origem em um mosteiro pré-românico fundado em 949 por Mumadona Dias, que posteriormente deu lugar à Colegiada de Santa Maria de Guimarães.
A igreja possui uma estrutura de três naves com transepto saliente, destacando-se a janela do nível superior da fachada, que apresenta um retábulo com um programa iconográfico gótico dedicado à genealogia da Virgem.
Durante os séculos, a igreja passou por várias alterações e remodelações, incluindo a adição de uma nova capela-mor durante o reinado de Pedro II de Portugal, revestida com talha dourada atribuída a Pedro Alexandrino de Carvalho.
De acordo com a lenda, a oliveira plantada na Praça Maior de Guimarães secou, mas reverdeceu milagrosamente três dias depois de ser colocada uma cruz junto a ela. Esse evento levou os habitantes a atribuírem o milagre a Nossa Senhora da Vitória, que passou a ser chamada de Nossa Senhora da Oliveira.
A "oliveira do milagre" original permaneceu na praça até 1870, quando foi removida. No entanto, em 1985, uma nova oliveira foi plantada no mesmo local durante o último restauro da praça.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Nossa_Senhora_da_Oliveira_(Guimarães)
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.4429513,-8.2926887
Coordenada DMS: 41°26'34.6"N 08°17'33.7"W