Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Braga > Braga > São Vítor
A Igreja de São Victor está situada na freguesia de São Victor, na cidade de Braga, em Portugal.
A igreja foi construída no século XVII, sobre os restos de um templo anterior, por iniciativa do arcebispo de Braga, D. Luís de Sousa. Foi projetada pelo engenheiro francês Miguel de l'Ècole. A data de construção é 1686, como indicado em uma das lápides da fachada. A igreja foi sagrada pelo arcebispo D. João de Sousa em 19 de março de 1698.
A igreja é dedicada a São Victor de Braga, um santo local, e também abriga a capela de S. Vítor-o-Velho na mesma freguesia. É um marco importante da história religiosa de Braga.
A igreja segue um estilo "chão", caracterizado por ser austero e sóbrio.
O frontão triangular da fachada apresenta o brasão de armas de D. Luís de Sousa, o arcebispo responsável pela construção. Há também nichos com estátuas de dois arcebispos, possivelmente São Bento e Santo Antão, ou duas representações de São Geraldo, embora não haja inscrições que identifiquem com certeza quem são.
O interior da igreja é ricamente decorado com azulejos atribuídos ao artista espanhol Gabriel del Barco y Minusca.
A Igreja de São Victor é classificada como Imóvel de Interesse Público, reconhecendo sua importância histórica e arquitetônica, de acordo com o decreto-lei 129/77, de 29 de setembro de 1977.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_São_Victor
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.55275278,-8.41327778
Coordenada DMS: 41°33'9.9"N 08°24'47.8"W