Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Braga > Barcelos > Barcelos
A Igreja do Bom Jesus da Cruz está situada na freguesia de Barcelos, no concelho de Barcelos, no distrito de Braga, em Portugal.
É um dos mais notáveis exemplos de arquitetura barroca de influência italiana no país.
A igreja é classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1958.
A igreja tem origem no "Milagre da Cruz", um prodígio religioso ocorrido em 1504, quando uma cruz negra apareceu em um carvalhal chamado "Campo da Feira". Para proteger a cruz, foi construído um pequeno templo quadrado com uma abóbada e quatro arcos. Mais tarde, os arcos foram fechados e foi adicionada uma arcaria coberta com telhado.
Em 1698, o arcebispo de Braga promoveu um concurso para a criação de um novo projeto para a igreja. O arquiteto lisboeta João Antunes e o arquiteto nortenho Manuel Fernandes da Silva apresentaram projetos. Foi escolhida a proposta de João Antunes e a construção da nova igreja começou em 1705, sendo inaugurada em 1710.
A igreja apresenta um estilo barroco, com uma planta em forma de cruz grega coberta por uma cúpula.
No interior, as paredes são revestidas com painéis de azulejos azuis e brancos que retratam cenas da Via Sacra e motivos vegetais, da autoria de João Neto de Lisboa. Além disso, possui talha dourada, principalmente feita pelo escultor e entalhador barcelense Miguel Coelho. Destaca-se também a imagem do padroeiro, o Senhor Bom Jesus da Cruz, uma escultura de madeira de carvalho do século XVI, de origem flamenga, com rosto e mãos pintados.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_do_Bom_Jesus_da_Cruz
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.531725,-8.61924167
Coordenada DMS: 41°31'54.2"N 08°37'9.3"W