Categoria: Arquitetura religiosa > Convento
Distrito: Braga > Braga > São João do Souto
A Igreja e Convento do Pópulo estão situados na Praça Conde de Agrolongo, na freguesia de Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto), na cidade de Braga, em Portugal.
A construção do templo começou em 1596 por iniciativa do arcebispo de Braga, D. Frei Agostinho de Jesus. A construção estendeu-se desde o século XVI até o século XIX. A maior parte do edifício, incluindo a fachada, foi reconstruída no final do século XVIII pelo arquiteto Carlos Amarante.
A Igreja e Convento do Pópulo são classificados como Imóvel de Interesse Público desde 1977.
O nome "Pópulo" vem da Igreja de Santa Maria del Popolo em Roma, que é de grande importância para a Ordem de Santo Agostinho. A igreja abriga uma imagem-ícone venerada, à qual Frei Agostinho de Jesus tinha muita devoção.
Após a extinção das ordens religiosas masculinas em 1834, o conjunto passou para as mãos do Estado. O convento abrigou um Regimento de Infantaria a partir de 1841. Desde 1996, as dependências do convento são propriedade da Câmara Municipal de Braga.
Entre 2020 e 2021, a igreja passou por obras de recuperação e valorização, com um investimento significativo. As obras abrangeram as coberturas, torres, fachadas, pisos, tectos, caixilharia, balaustrada do coro alto, caixa do órgão, entre outros elementos.
O convento atualmente abriga edifícios da Câmara Municipal de Braga. Visitas guiadas são organizadas, principalmente para apreciação dos azulejos que revestem o local.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_do_Pópulo
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.5522319,-8.42892168
Coordenada DMS: 41°33'8.0"N 08°25'44.1"W