Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Braga > Cabeceiras de Basto > Basto
A paróquia de Santa Senhorinha de Basto tem uma história rica e interessante. Foi abadia da apresentação de D. Gastão da Câmara Coutinho na antiga comarca de Guimarães e apresentava quatro vigararias. Segundo Pinho Leal, existiu outra paróquia denominada São Nicolau de Basto, que estava anexa a Santa Senhoria de Basto. Nas "Memórias paroquiais de 1758", são referidas quatro ermidas: Calvário, Nossa Senhora da Assunção na quinta de Cotelo, Senhora da Conceição na quinta de Cainhos e outra sita na casa Vila Garcia. Também é referido o hospício dos Capuchos de Santo António, na altura com seis ou sete religiosos. É paróquia do concelho de Cabeceiras de Basto e da diocese de Braga.
A Igreja Paroquial de Santa Senhorinha de Basto tem realmente uma aparência encantadora por fora. Posso afirmar que é um local muito agradável, envolto em uma atmosfera religiosa e espiritual. Um verdadeiro espaço de encontro com Deus e consigo mesmo.
Se tiver a oportunidade de visitar Cabeceiras de Basto, não deixe de conhecer essa igreja. Vale a pena apreciar a sua beleza e tranquilidade, tanto por fora quanto por dentro.
Os livros paroquiais foram entregues às repartições do Registo Civil a partir de 1 de Abril de 1911, por determinação legal, onde permaneceram até à sua incorporação nos Arquivos Distritais, após decorrerem 100 anos sobre a data de elaboração do último registo. A documentação é formada por livros agrupados nas seguintes séries: batismos, casamentos e óbitos. Os documentos são agrupados pela série documental respetiva (batismos, casamentos, etc.) e ordenados cronologicamente. As incorporações foram provenientes da Conservatória do Registo Civil de Cabeceiras de Basto em diversas datas, a última em 15 de setembro de 2011.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.4880807,-7.9824366
Coordenada DMS: 41°29'17.1"N 07°58'56.8"W