Categoria: Arquitetura religiosa > Mosteiro
Distrito: Braga > Vila Nova de Famalicão > Landim
O Mosteiro de Landim possui uma rica história que remonta à Baixa Idade Média, sendo atribuída a sua fundação a D. Gonçalo Rodrigues da Palmeira, por volta de 1110 a 1128.
O Mosteiro, juntamente com a Igreja e Casa do Mosteiro, é considerado Imóvel de Interesse Público desde 1996, o que ressalta sua importância histórica e arquitetônica.
A igreja do Mosteiro possui elementos românicos, como capitéis e arcadas cegas, bem como a capela com abóbada e ornamentos da época. A reconstrução no século XVI trouxe características maneiristas influenciadas pelo estilo arquitetônico da Companhia de Jesus.
Um destaque dentro da igreja é o órgão do século XVIII, uma peça única que está em necessidade de restauração.
Além do Mosteiro, os turistas podem explorar o extenso Parque e a Cerca que se estendem por terras agrícolas e uma bela mata de carvalhos, com faias, acácias e medronheiros.
Nas proximidades do Parque, havia um encantador horto com um tanque e chafariz, cujos muros de suporte ainda podem ser apreciados.
Ao longo dos séculos XVII e XVIII, o Mosteiro passou por diversas remodelações e decorações, incluindo o uso abundante de azulejaria, padronagens de tapete e talha barroca nos interiores.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mosteiro_de_Landim
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.37938056,-8.46422778
Coordenada DMS: 41°22'45.8"N 08°27'51.2"W