Categoria: Arquitetura civil > Ponte
Distrito: Braga > Esposende > Fão
A Ponte Metálica de Fão está situada sobre o Rio Cávado, ligando as freguesias de Apúlia e Fão às freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, no concelho de Esposende, distrito de Braga, em Portugal.
A ponte foi inaugurada em 7 de agosto de 1892 e recebeu o nome oficial de Ponte Luís Filipe, em homenagem ao príncipe herdeiro da época. É o único monumento existente no concelho de Esposende que exemplifica a arquitetura do ferro em Portugal.
A Ponte Metálica de Fão foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 3 de janeiro de 1986, reconhecendo sua importância cultural e histórica.
O projeto da ponte é atribuído a Abel Maria da Mota, e a estrutura metálica foi fabricada na Empresa Industrial Portuguesa, em Lisboa. Um engenheiro francês chamado Reynaud supervisionou os trabalhos. Acredita-se que o engenheiro Gustave Eiffel, que vivia em Barcelos naquela época, teve influência na construção da ponte, como em outros exemplos de arquitetura de ferro em Portugal.
A ponte possui 267 metros de comprimento, divididos em 8 trechos, cada um com 38,5 metros, apoiados em 7 pilares de alvenaria que se estendem até 15 metros de profundidade. Originalmente, o tabuleiro era feito de madeira de carvalho, pinho e choupo.
No ano de 2005-2006, a Ponte Metálica de Fão passou por obras de restauro e reforço estrutural, visando sua conservação e preservação.
Em uma das cabeceiras da ponte, pode ser encontrada a inscrição: "Casa construtora – Empresa Industrial Portuguesa. Santo Amaro – Lisboa - 1891".
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_de_Fão
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.515278,-8.7725
Coordenada DMS: 41°30'55.0"N 08°46'21.0"W