Categoria: Arqueologia > Basílica
Distrito: Braga > Braga > Dume
O Mosteiro de Dume, também conhecido como Basílica de Dume, foi fundado pelo Martinho de Dume no século VI d.C., entre os anos de 550 e 560.
As Ruínas Arqueológicas de São Martinho de Dume estão situadas perto da cidade de Braga, no nordeste de Portugal.
Atualmente, o mosteiro é um local dedicado à arqueologia, abrigando o Núcleo Museológico de São Martinho de Dume, inaugurado em 6 de agosto de 2006. O museu exibe vestígios arqueológicos locais.
O museu destaca o Sarcófago de São Martinho de Dume, datado do século XI ao XII, que abriga os restos mortais de S. Martinho de Dume. Além disso, o museu apresenta a Basílica de São Martinho de Dume e outros achados arqueológicos locais. A segunda fase de musealização foi inaugurada em 26 de agosto de 2017.
O Sarcófago de São Martinho é considerado uma notável peça de escultura funerária pré-românica em Portugal. É classificado como um Bem Cultural Móvel de Interesse Nacional desde julho de 2006. O sarcófago é feito de pedra calcária e possui decorações em baixo relevo.
A Basílica de São Martinho de Dume, atualmente em ruínas, foi construída pelo Rei Suevo Charrarico em 550 d.C. Ela foi consagrada a S. Martinho de Tours como agradecimento pela cura do filho Teodomiro. A basílica já foi a Catedral da extinta Diocese de Dume.
As Ruínas Arqueológicas de São Martinho de Dume foram classificadas como Monumento Nacional em 1993, reconhecendo sua importância histórica e arquitetônica.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mosteiro_de_Dume
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.5671129,-8.4357489
Coordenada DMS: 41°34'1.6"N 08°26'8.7"W