Categoria: Arquitetura civil > Torre
Distrito: Braga > Amares > Ferreiros > Vasconcelos
As ruínas estão situadas na freguesia de Ferreiros, Prozelo e Besteiros, concelho de Amares, distrito de Braga, em Portugal.
Essas ruínas são vestígios de um raro paço de origem românica em Portugal, construído em um terreno elevado próximo à ribeira de Bárrio.
Acredita-se que a construção tenha sido edificada por Pero Anes de Vasconcelos e Rodrigo Anes de Vasconcelos, no século XIII. Eles foram os fundadores da Honra de Vasconcelos, sendo descendentes de D. João Peres de Vasconcelos.
Um dos proprietários notáveis da Casa dos Mouros foi Luís Machado de Mendonça Eça Castro e Vasconcelos, moço-fidalgo da Casa Real, com descendência nos condes da Figueira, no início do século XIX.
As ruínas da Torre de Vasconcellos são classificadas como Imóvel de Interesse Público desde 1948, reconhecendo sua importância arquitetônica e histórica.
A construção original era composta por uma torre, que servia como refúgio em caso de ataque, e um anexo residencial de planta retangular. A torre tinha uma planta quadrangular e ainda mantém o seu portal.
Nas ruínas, é possível observar uma grande porta em arco ogival, que fazia a ligação com o corpo do edifício anexo.
É mencionado que o poeta português do século XVI, Sá de Miranda, teria vivido na Casa dos Mouros, embora não haja fontes que comprovem essa informação.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_de_Vasconcelos
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.6236458,-8.3554433
Coordenada DMS: 41°37'25.1"N 08°21'19.6"W