Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Braga > Braga > Vila Chã
Localizado no topo do monte São Lourenço, na freguesia de Vila Chã, município de Esposende, no distrito de Braga, em Portugal, o Castro de São Lourenço é um sítio arqueológico com mais de 2000 anos de história. O castro foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1986.
Com uma altitude de 200 metros acima do nível do mar, o castro fica em um dos esporões graníticos da arriba fóssil que se estende desde o Monte Faro até São Paio de Antas. As escavações arqueológicas começaram em 1985 e continuam até hoje. Elas são lideradas pelo Professor Doutor Carlos Alberto Brochado de Almeida, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a ajuda de jovens voluntários de escolas locais e de universidades portuguesas e europeias.
Os arqueólogos dividiram o castro em vários setores, de modo a compreender melhor as diferenças existentes em relação ao período e estilo de ocupação. Os setores são: A, C, CV, D, E, N, M1, M2 e T.
No setor C, os arqueólogos identificaram casas circulares e sub-rectangulares com chão coberto de saibro amassado, algumas das quais com paredes interiores rebocadas e pintadas a branco ou amarelo. As casas tinham teto cônico coberto com elementos vegetais, enquanto outras tinham um teto de palha preso por placas de xisto. Na época da romanização, começou a ser usado no telhado a tégula e o ímbrice para substituir a cobertura vegetal.
Já no setor CV, mais próximo da atual capela de São Lourenço, as casas se encontram em patamares de cotas diferentes suportados por muros. Algumas dessas casas foram restauradas para que se pudesse visualizar melhor a organização familiar da época da mudança de era.
O setor D é onde se encontra a muralha castreja e romana, que posteriormente foi reformulada, em época medieval, para proteger os habitantes do castro.
Nos setores E e A, que ficam nos lados Norte e Sul da escadaria que dá acesso à capela, os arqueólogos encontraram vestígios de ocupação por casas circulares. Esses locais foram ocupados por habitantes que utilizavam o cume deste monte para observar a costa litoral e a foz do rio Cávado, assim como para se defenderem de ataques dos Viquingues e mouros.
O setor T é onde foram encontradas cerâmicas de diversas épocas e contextos culturais, bem como um conjunto importante de moedas romanas em prata (denários), pertencentes à época de Augusto e Tibério. Já os setores M1 e M2 foram formados por dois núcleos habitacionais com casas circulares e sub-rectangulares.
O Museu Municipal de Esposende abriga o material arqueológico encontrado nas escavações, incluindo milhares de fragmentos de cerâmicas indígenas, cerâmicas romanas locais e importadas, vidros, moedas, utensílios, fíbulas e alfinetes de cabelo, entre outros objetos.
Não perca a oportunidade de visitar o Castro de São Lourenço durante a sua próxima viagem a Portugal para conhecer um pouco mais sobre a história e cultura da região de Braga.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.5572712,-8.760395
Coordenada DMS: 41°33'26.2"N 08°45'37.4"W