Categoria: Arqueologia > Abrigo
Distrito: Bragança > Miranda do Douro > Duas Igrejas
O abrigo rupestre da Solhapa está localizado a cerca de três quilómetros da freguesia de Duas Igrejas, no município de Miranda do Douro, Portugal.
Trata-se de um sítio arqueológico de grande importância histórica.
A gruta possui uma gravação na cobertura que se assemelha a representações encontradas em outros países, como Espanha e França. É interpretada como a representação de um feiticeiro. A figura humana possui uma cabeça trapezoidal com as pontas parecendo um par de galhos. Na bacia, duas linhas são interpretadas como uma cauda e um falo ereto.
Além da gravação na cobertura, há outras insculturas nas paredes interiores e no pavimento do abrigo. Essas insculturas apresentam uma importante diversidade iconográfica, incluindo covinhas, traços perpendiculares, semicírculos e barras retilíneas e interligadas, formando figuras quase labirínticas. Também são encontradas representações de serpentes e figuras humanas.
As figuras presentes no abrigo são cronologicamente balizáveis entre o final do Neolítico e o início do Calcolítico e da Idade do Bronze.
O sítio arqueológico da Solhapa é relevante para compreender a história e a cultura das civilizações antigas que habitavam a região.
O local é acessível para visitação, permitindo que os turistas conheçam de perto essas fascinantes gravações rupestres.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Abrigo_rupestre_da_Solhapa
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.45689786836194, -6.33690514611411
Coordenada DMS: 41°27'24.8"N 06°20'12.9"W