Entrar

Procurar outro ponto turístico

Procurar

Edifício do antigo Paço Episcopal de Bragança ou Museu do Abade de Baçal (e jardim)

Categoria: Arquitetura religiosa > Paço

Distrito: Bragança > Bragança > Santa Maria

História

O museu foi criado em 1915 como Museu Regional de Obras de Arte, Peças Arqueológicas e Numismática de Bragança. Em 1925, abriu ao público sob a direção do Abade de Baçal, que se tornou seu patrono a partir de 1935.

Edifício

O edifício do museu foi originalmente o Paço Episcopal de Bragança, que passou para a tutela do Estado após a República. Passou por intervenções de remodelação ao longo dos anos. Desde 1986, é considerado como de Interesse Público.

Acervo

O museu possui um acervo diversificado, incluindo coleções de arqueologia, numismática e arte sacra. Destacam-se peças do recheio original do Paço Episcopal, como a capela, e arte sacra, como um raro pluvial quinhentista, esculturas barrocas e um tríptico.

Colecções adicionais

Em 1927, o museu integrou as coleções do Museu municipal de Bragança. Mais tarde, foram adicionadas as recolhas do Abade Baçal, incluindo artefatos de arqueologia, numismática, epigrafia e etnografia, bem como aquisições de Raul Teixeira, que sucedeu ao Abade na direção do museu.

Testemunhos históricos

O acervo abrange testemunhos da história da região do Nordeste Transmontano, como artefatos das sociedades recoletoras e metalúrgicas, estelas, vasos cerâmicos, machados e objetos do período pré e proto-histórico.

Romanização

A influência romana é representada por coleções variadas de estelas funerárias, aras, marcos miliários, cerâmicas e numismática.

Importância administrativa

O museu exibe forais manuelinos, varas de vereação e de justiça, e medidas-padrão quinhentistas relacionadas à importância administrativa da região de Bragança.

Cultura tradicional

O acervo inclui uma coleção de máscaras relacionadas com rituais festivos tradicionais específicos da região.

Doações e Legados

Uma parte significativa do acervo provém de doações e legados de particulares, incluindo peças de ourivesaria civil dos séculos XVIII e XIX, mobiliário e obras de pintores notáveis como Silva Porto, José Malhoa, Aurélia de Sousa e Veloso Salgado, além de desenhos de Almada Negreiros.

Aquisição de máscaras transmontanas

Em 2001, o museu adquiriu uma importante coleção de máscaras típicas da região de Trás-os-Montes.

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_do_Abade_de_Baçal

Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt

É com D. Aleixo de Miranda Henriques, alguns anos depois da transferência da Sé para Bragança (1764), que o edifício é sujeito a profundas alterações e acrescentos (estruturação da fachada principal, organização do espaço interno e execução do tecto prospéctico da capela desenhada por Cardoso Borges).

Já antes, com o bispo D. João de Sousa Carvalho - é dele a pedra de armas da fachada -, no fim do seu episcopado (1716-37), se tinham realizado importantes obras. Foi Paço Episcopal até 1912.

O Museu Municipal, para ter mais largueza, é instalado, por esta altura, nas salas do primeiro andar. Em 1935 passa a designar-se por “Museu Regional do Abade de Baçal

Coordenadas DD: 41.805824995878794, -6.752943166063182
Coordenada DMS: 41°48'21.0"N 06°45'10.6"W

Farmácia de Serviço Santa Maria  Farmácia de Serviço Santa Maria

Ver todas as farmácias do concelho (Bragança)
Bragança

  Ver por Concelho no distrito de Bragança

Outros pontos de interesse no concelho (Bragança)