Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Bragança > Miranda do Douro > Vila Chã de Braciosa
A Igreja de Vila Chã de Braciosa tem raízes medievais, sendo mencionada já em documentos de 1258. No entanto, sofreu grandes remodelações no século XVIII, que alteraram significativamente a sua estrutura original.
A igreja foi renovada em 1733, conforme uma inscrição gravada na fachada, que marca a data da reconstrução após um longo período de modificação e melhorias.
A igreja apresenta uma fachada simples, de estilo clássico, com um portal central encimado por um frontão triangular e uma janela. A torre sineira está localizada ao lado direito do edifício.
O interior é composto por uma nave única, com dois arcos apontados que remontam à construção original. Nas paredes laterais, encontram-se altares de talha dourada e policromada, que contrastam com os retábulos do arco cruzeiro.
Elevada em relação à nave, a capela-mor é dominada por um imponente retábulo em talha dourada, de estilo joanino, que cobre toda a parede do fundo da capela.
A igreja está rodeada por um adro, onde se encontra o antigo cemitério, que preserva vestígios da história da localidade. Este espaço é de grande interesse para os visitantes que desejam explorar a herança cultural e religiosa da região.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.42751587346313,-6.344171037886307
Coordenada DMS: 41°25'39.1"N 06°20'39.0"W