Categoria: Arquitetura civil > Fonte
Distrito: Castelo Branco > Fundão > Aldeia de Joanes
Estas duas estruturas são exemplos notáveis de fontes de mergulho. Este tipo de fonte, comum na região, era essencial antigamente para o abastecimento de água da população. As pessoas desciam alguns degraus para aceder ao tanque onde a água se acumulava, daí o nome de "mergulho". Eram usadas para ir buscar água para casa, lavar roupa e dar de beber aos animais.
A Fonte da Rua da Fonte é um dos exemplos mais representativos desta tipologia na localidade. O seu nome deriva precisamente da rua onde se encontra, realçando a sua importância no quotidiano passado como ponto central para a obtenção de água.
A Fonte Figueiredo é outra importante fonte de mergulho na aldeia. Partilha as características arquitetónicas e a função histórica da Fonte da Rua da Fonte, sendo também um testemunho da forma como a vida se organizava em torno destes pontos de água essenciais antes da chegada da água canalizada.
Visitar a Fonte da Rua da Fonte e a Fonte Figueiredo permite compreender melhor a história e o quotidiano antigo da aldeia. São elementos de arquitetura civil que mostram a importância da gestão da água e a adaptação do homem ao meio ao longo dos séculos. Representam um pedaço do património local que merece ser conhecido pela sua simplicidade e significado histórico.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 40.136707801851365,-7.51681053516609
Coordenada DMS: 40°08'12.1"N 07°31'0.5"W