Categoria: Arquitetura militar > Fortaleza
Distrito: Castelo Branco > Idanha-a-Nova > Segura
- A Fortaleza de Segura está situada em Segura, na freguesia de Zebreira e Segura, no concelho de Idanha-a-Nova, no Distrito de Castelo Branco, Portugal, às margens do rio Erges.
A história inicial da fortificação de Segura é pouco conhecida, mencionada apenas nos primeiros anos da monarquia portuguesa, mas a posse definitiva pela Coroa de Portugal ocorreu em 1282.
No reinado de D. Dinis, em 1299, os moradores de Segura foram isentos de impostos em troca da construção de um castelo, doado posteriormente à Ordem de Cristo.
No reinado de D. Fernando, o castelo foi doado ao Frei Nuno Martins (1376), e a construção de uma barbacã com um fosso começou.
Segura foi elevada a vila e sede de concelho em 1510, mantendo essa posição até 1836, quando foi anexada a Salvaterra do Extremo.
Durante a Guerra da Restauração, a fortificação de Segura ganhou importância estratégica e foi reformulada com a construção de muralhas abaluartadas.
Em 1807, as defesas não conseguiram deter a invasão francesa na Guerra Peninsular, e posteriormente, em 1846, o governo militar foi extinto, levando ao desmantelamento das defesas.
O antigo castelo tinha uma planta oval e era protegido por duas cercas, um fosso e uma barbacã, com pelo menos seis torres.
Uma sólida torre de menagem estava adossada às muralhas internas e tinha dois pavimentos, passando por alterações ao longo dos séculos.
A povoação não tinha muralha e se desenvolvia abaixo do castelo, organizada em torno da rua Direita, com as Porta de Baixo e Porta de Cima.
As muralhas abaluartadas seiscentistas possuem três baluartes com guaritas nos vértices, associados à antiga barbacã.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Segura
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 39.82656164873319, -6.980125798008051
Coordenada DMS: 39°49'35.6"N 06°58'48.5"W