Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Castelo Branco > Vila de Rei > Vila de Rei
Vilar do Ruivo é uma pequena localidade situada no concelho de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco. Com uma área de 36,29 km² e uma densidade populacional de 15,2 hab./km², Vilar do Ruivo é uma freguesia com muita história e tradição.
Uma das principais atrações da região é a festa em honra de Santa Margarida, que é uma das festas mais tradicionais da região. A freguesia de Vilar do Ruivo foi criada em 1618, resultante do crescimento da população e desmembramento da extensa freguesia de Vila de Rei.
A freguesia inclui 13 localidades, entre as quais a Cabeça do Poço, Fouto, Lagoa Cimeira, Lagoa Fundeira, Ribeira e Abrunheiro Grande. Entre os principais monumentos religiosos da região estão a Capela do Bom Jesus dos Milagres, Capela da N. Sra. do Rosário, Capela das Lagoas e Monte Novo, Capela de S. João Baptista e Capela de Nossa Senhora de Lourdes.
A igreja paroquial de Santa Margarida é outro local de interesse histórico, construída em 1867 para suprir as necessidades da freguesia, já que a igreja original não era mais suficiente. A população de Vilar do Ruivo também pode se orgulhar da sua heráldica, que inclui um escudo de vermelho, semeado de ramos de pinheiro com uma pinha, de ouro, com uma ponte de dois arcos de prata, lavrada de negro, movente dos flancos e de campanha ondada, de prata e azul de três peças, com a coroa mural de prata de três torres.
Entre os pontes de interesse turístico da região está a ponte de Várzea Carreira, que serviu até meados do século passado como principal via de comunicação entre os concelhos de Vila de Rei e da Sertã, e a ponte da Ribeira da Isna, a ponte da Atalaia. O patrimônio inclui também vários moinhos, fontes de mergulho e outras construções históricas, como a eira circular na Cabeça do Poço, que é recordada pelos habitantes mais idosos como um local de trabalho e celebração.
Os visitantes de Vilar do Ruivo também podem aproveitar a gastronomia local, que inclui pratos como o cabrito assado, o arroz de lingueirão ou o feijão com couve. A região também é conhecida pela produção de mel e de queijo de cabra.
Em resumo, Vilar do Ruivo é um local rico em história e tradição, com muitos locais interessantes para visitar e experiências gastronómicas para provar. É uma viagem no tempo, mergulhando na cultura e tradições desta encantadora freguesia portuguesa.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 39.7437048,-8.1809483
Coordenada DMS: 39°44'37.3"N 08°10'51.4"W