Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Coimbra > Montemor-o-Velho > Verride
O Convento de Almiara, localizado na freguesia de Verride, concelho de Montemor-o-Velho, é um dos locais históricos mais relevantes da região. Durante muitos séculos, o convento foi habitado pelos Crúzios, frades pertencentes ao convento de Santa Cruz de Coimbra, que possuíam a maior parte das terras do Baixo Mondego.
Os frades incentivavam as pessoas da região a arrendar grandes extensões de terra, formando os chamados morgadios, onde em caso de morte do proprietário, a terra seria herdada pelo filho primogénito ou pela filha mais velha até à existência de descendência masculina. Os proprietários deveriam manter a área cultivada e doar a dízima aos senhores eclesiásticos.
No século XV, foi erguida a primeira "habitação" na granja de Ereira, denominada casa do Torreão, a qual servia como recebimento de rendas e moradia dos procuradores. Posteriormente, foi utilizada como atelier de João de Ruão.
Durante o século XIX, ocorreram importantes mudanças na região, como a Revolução Liberal de 1820 e a nacionalização dos bens das ordens religiosas, o que levou à eliminação dos morgadios e à suspensão das dízimas. Assim, o povo conseguiu adquirir pequenas parcelas de terra para cultivar e construir suas habitações.
Hoje, o Convento de Almiara constitui um interessante destino turístico, com uma arquitetura histórica muito bem preservada. O local compreende um conjunto de edifícios que incluem a igreja, a hospedaria, a cocheira, a adega e outras construções que foram utilizadas para as atividades agrícolas praticadas pelos frades Crúzios.
Para aqueles que gostam de história e arquitetura, o Convento de Almiara certamente é um lugar a ser visitado. É importante ressaltar, entretanto, que é necessário buscar autorização prévia junto às autoridades competentes para visitação do local.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 40.1413078,-8.7132819
Coordenada DMS: 40°08'28.7"N 08°42'47.8"W