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Capela da Misericórdia de Montemor-o-Velho

É uma vasta construção que tem anexa a Casa do Despacho e outras dependências, em puro estilo da Renascença, dos fins do século XVI, constituído por um paralelepípedo rectangular sem capela-mor, substituída por altar-mor. Este destaca-se ao fundo da sua ampla nave, assente sobre uma tribuna, à qual dão acesso duas elegantes escadarias laterais, de pedra, tendo estas e a tribuna uma magnífica e bem trabalhada balaustrada, boa obra de tornearia seiscentista. Sob a tribuna, há um grupo escultórico, da mesma época e dos mesmos artistas, representando uma Deposição no Túmulo (o Senhor Morto e, a velarem-no sete bustos que formam um círculo de ternura). Toda a altura e largura da nave está ocupada por um retábulo em pedra de Ançã, de finais do século XVI, também da Renascença, de boa qualidade mas não tão exuberante como o da igreja matriz. São trabalhos da escultura coimbrã, idêntica aos da Igreja da Misericórdia de Montemor-o-Velho. De composição única abrangendo as três mesas, tem colunas no andar baixo e colunelos-balaústres no alto, abrigando baixos-relevos e imagens soltas: ao centro a Visitação e a Senhora da Misericórdia, em baixos-relevos; nos intercolúnios as estátuas dos Doutores Santos Gregório e Agostinho, Ambrósio e Jerónimo; nos espaços imediatos aos baixos-relevos da Anunciação, Adoração dos Pastores e Adoração dos Magos, Sonho de S. José, Natividade da Virgem e Apresentação no Templo; nos extremos as esculturas de S. Pedro e dum Santo Bispo, ladeados de dois anjos, um como porta-báculo, outro turiferário; acima vêem-se dois baixos-relevos, de S. Domingos e de S. Francisco. As três mesas são de madeira do século XVIII. De salientar também uma tribuna lateral, tribuna dos mesários, datada de 1687/94, tendo, na frente, três vãos, divididos por duas colunas dóricas de fuste canelado sobre podium e um gradeamento de ferro batido. Aqui foi colocada uma charola de oito colunas torcidas, do fim do século XVII, com Cristo flagelado. Do lado esquerdo, um púlpito elementar com escadaria e bacia em pedra, envoltos num corrimão assente numa balaustrada em madeira. A sacristia tem um rodapé de azulejos, restos de um padrão polícromo do século XVII. Na fachada, o pórtico (constituído por duas colunas coríntias e arco decorado, de duplo aro), verdadeira obra-prima da Renascença e a ladear o portal encontram-se o anjo inspirador da Rainha D. Leonor e esta soberana com trajos da corte, em atitude votiva (ou o Anjo e a Virgem da Anunciação ?), o escudo dos Cadavais/Marqueses de Ferreira/Condes de Tentúgal ao meio e a data de 1586. Ambas as esculturas estão apoiadas em elegantes mísulas e encimadas por dois rendilhados dóceis. O pórtico é encimado pela janela do coro enquadrada por pilastras, à qual se sobrepõe o baixo-relevo da Virgem da Misericórdia, com o letreiro - MISERICORDIAS D(OMI)NI e a cruz, posterior, de ornato popular. A torre, à esquerda do edifício, datada de 1722, tem uma ventana de cada lado e um remate piramidal coberto com azulejos azuis e brancos. Um dos sinos tem a data de 1840 e outro a de 1897, sendo este fundido por José Augusto, de S. João das Areias. O patamar apresenta grade de ferro, de varões anelados (séculos XVI-XVII). A igreja tem duas portas laterais a comunicar com a rua: a do norte ia ter a uma espécie de beco com serventia para o arco (entaipado) e a do sul para uma pequena travessa entre a igreja e o Solar dos Viegas de Novais. www.cm-montemorvelho.pt/patrimonio_historico.asp?ref=13TENSee where this picture was taken. [?]

Data: 1 de fevereiro de 2023, 14:08

Autor: Vitor Oliveira

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