Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Coimbra > Cantanhede > Cantanhede
O Museu da Pedra do Município de Cantanhede, localizado na cidade de Cantanhede, no distrito de Coimbra, é um local de visita obligatória para qualquer turista interessado na história e na arte de Portugal. O principal acervo do museu é constituído por artefactos arqueológicos recolhidos nas estações pré-históricas e romanas do concelho de Cantanhede, achados paleontológicos oriundos das pedreiras locais, estatuária e ornamentos realizados com pedra de Ançã, estatuária religiosa proveniente de igrejas e capelas da região e as ferramentas utilizadas na sua elaboração. O museu conta ainda com um núcleo de exposições temporárias, onde são apresentadas produções escultóricas contemporâneas e temáticas relacionadas com a pedra e a sua utilização.
A pedra de Ançã é um tipo de calcário originário da região de Ançã, no concelho de Cantanhede, de cor clara entre o amarelado e o branco-azulado, de textura oolítica, sem veios, muito macia e com uma estrutura compacta e fina que facilita o corte da rocha e o trabalho a pico e aperfeiçoamento a ponteiro e cinzel, características que levaram, desde a romanização do território português, à sua utilização em larga escala para arquitectura e escultura. A sua utilização em escultura ganhou grande expansão a partir do século XV e as obras realizadas com aquela pedra espalham-se por Portugal, grande parte de Espanha e por vários países da Europa.
As principais pedreiras onde é extraída a pedra de Ançã situam-se de um e de outro lado da Várzea, vale que se estende entre Ançã e Portunhos. As jazidas exploradas integram-se no ramo setentrional da bacia Lusitânica, sendo exploradas camadas datadas do Bajociano (Jurássico Médio), com cerca de 174 milhões de anos de idade. As variedades de pedra de Ançã mais utilizadas são a pedra branca muito dura, usada para cantarias, e a pedra branca bastante branda, usada para escultura dada a sua facilidade de ser trabalhada.
A pedra de Ançã tem sido utilizada em diversas obras notáveis de arquitectura e escultura, e é exportada para várias obras de arte em países de diversos continentes. Prova disso é a sua utilização no portal do Hospital Real de Santiago de Compostela e em diversas esculturas flamengas. A pedra mole e branca de Ançã deteriora-se facilmente quando exposta ao ar e à humidade, pelo que é recomendada a sua utilização apenas em cantarias, revestimentos ou estatuária de interiores ou para zonas exteriores abrigadas ou com baixa agressividade atmosférica.
O Museu da Pedra do Município de Cantanhede é uma iniciativa da Câmara Municipal do concelho de Cantanhede, situado onde se situam as pedreiras de Ançã, mais concretamente nas freguesias de Ançã, Outil e Portunhos. O museu é um local de visita obrigatório para quem está interessado em conhecer a história e a cultura da região saloia de Portugal. O museu conta também com um núcleo de exposições temporárias e é um excelente ponto de partida para quem quiser conhecer as pedreiras de Ançã e admirar a beleza da pedra que ao longo dos séculos foi trabalhada por hábeis artesãos portugueses.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 40.3465355,-8.5913142
Coordenada DMS: 40°20'47.5"N 08°35'28.7"W