Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Évora > Alandroal > Alandroal
A Ermida de São Sebastião é um local de visita obrigatória para os turistas que se deslocam ao Alandroal. Localizada na freguesia de Terena, esta ermida é um monumento religioso datado do século XVI, que tem uma grande importância histórica para a região.
A sua origem é desconhecida, mas sabe-se que esta ermida já existia no século XVI, sendo mencionada na vista panorâmica desenhada pelo arquiteto Duarte de Armas do castelo de Terena. Acredita-se que a ermida tenha sido construída pela câmara da vila e dedicada a São Sebastião, o santo protetor contra a fome, a peste e a guerra.
A fachada da Ermida de São Sebastião é uma tradicional arquitetura rural alentejana, com um singelo campanário a embelezá-lo. O seu interior é igualmente simples, com uma única nave onde se encontra apenas um altar, onde se veneram imagens do padroeiro, de São Pedro e de São Bartolomeu.
No ano de 1870, o espaço envolvente da Ermida de São Sebastião foi utilizado para a construção do cemitério público. No portão deste cemitério encontra-se uma inscrição destinada a refletir sobre a condição humana, que reza assim: "Detém caminhante o Passo/ A Humana condição chora/ Olha-te bem neste espelho/ Vê o que és e vai-te embora."
A Ermida de São Sebastião é um local de visita obrigatório para os apreciadores da arquitetura religiosa rural alentejana e um local onde se pode encontrar a tranquilidade e serenidade necessárias para uma pausa relaxante.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.7025988,-7.4018893
Coordenada DMS: 38°42'9.4"N 07°24'6.8"W