Categoria: Arquitetura civil > Anta
Distrito: Évora > Alandroal > Vila Viçosa
A Anta da Azenha dos Apóstolos é um monumento megalítico, também conhecido como dólmen. É uma estrutura de pedra construída durante o período Neolítico, há milhares de anos. Essas antas eram, provavelmente, utilizadas como câmaras funerárias coletivas.
Este monumento é um testemunho da presença humana na região de Alandroal, Vila Viçosa, desde tempos muito antigos. A sua construção demonstra a capacidade de organização social e os conhecimentos técnicos das comunidades que aqui viviam no Neolítico. É um importante sítio arqueológico para o estudo da Pré-História na Península Ibérica.
A Anta da Azenha dos Apóstolos caracteriza-se pela sua câmara funerária, formada por grandes pedras verticais (esteios) que sustentam uma pedra horizontal (laje de cobertura). Originalmente, esta estrutura estaria coberta por um monte de terra e pedras, formando um túmulo visível na paisagem.
Atualmente, pode-se observar os vestígios da estrutura original da anta, incluindo alguns dos esteios e a laje de cobertura. Apesar de estar parcialmente danificada pelo tempo e pela ação humana, ainda é possível ter uma ideia da grandiosidade da construção original. É um local que convida à reflexão sobre o passado e a história da região.
A Anta da Azenha dos Apóstolos foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1990, reconhecendo o seu valor histórico e arqueológico. A classificação demonstra a importância de preservar e proteger este património para as futuras gerações.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.720432,-7.3862682
Coordenada DMS: 38°43'13.6"N 07°23'10.6"W