Categoria: Arquitetura religiosa > Capela
Distrito: Évora > Évora > Canaviais
Situa-se nos arredores do bairro dos Canaviais, a cerca de quatro quilómetros do Centro Histórico de Évora, no Distrito de Évora, Portugal.
- Fundada no século XV, o local é envolto em lendas, incluindo a aparição de Nossa Senhora sobre um espinheiro em chamas a um pastor.
- Inicialmente, foi construída uma ermida no local, em 1412, que posteriormente deu lugar a uma igreja e a um mosteiro, tornando-se um destino de peregrinações.
- Garcia de Resende, cronista e figura da corte portuguesa, mandou construir uma capela dedicada a Santa Maria de Agosto na cerca do mosteiro.
- A capela apresenta um design delicado que complementa a arquitetura do antigo mosteiro.
- A capela foi profanada no século XVIII, tendo sido utilizada como pocilga pelos frades.
- A pedra tumular de Garcia de Resende foi vendida e utilizada como mesa de cozinha antes de ser devolvida ao seu lugar original.
- Os ossos de Garcia de Resende foram recolhidos em 1865 e depositados na Biblioteca Pública de Évora, onde eventualmente se perderam.
- A capela foi restaurada na sua quase totalidade por Manuel Gabriel Lopes, tornando-se novamente habitável.
- A pequena ermida branca, mandada construir por Garcia de Resende, estabelece um interessante diálogo arquitetónico com o velho mosteiro.
- A capela exterior da igreja, construída por ordem de D. Sebastião, é uma raridade arquitetónica e histórica, destacando-se pela cúpula com óculo a céu aberto, semelhante ao Panteão de Roma.
- A Igreja de Nossa Senhora do Espinheiro e a capela estão classificadas como Monumento Nacional, respetivamente desde 1910 e 1922.
- São parte do conjunto classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Convento_do_Espinheiro_(Évora)
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.60283582295694,-7.887544999522857
Coordenada DMS: 38°36'10.2"N 07°53'15.2"W