Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Évora > Évora > Reguengos de Monsaraz
A Casa António Gião, localizada na cidade de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, é um dos locais históricos mais importantes da região, onde nasceu e viveu o ilustre cientista António Gião. O espaço foi doado à Sociedade Portuguesa de Autores pela viúva do professor em 1981, com o objetivo de honrar e perpetuar a memória dele, além de servir como um centro de convívio, trabalho e realizações culturais e científicas.
António Gião ficou conhecido como um renomado geofísico, investigador e professor universitário, catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Ele destacou-se no campo da física teórica e da meteorologia, tendo publicado mais de 150 artigos, muitos deles nas melhores revistas científicas internacionais, como a Physical Review, o Journal de Physique e a Nature (onde foi o primeiro português a publicar).
O cientista nasceu em Reguengos de Monsaraz, em 1906, e após concluir o ensino primário em sua cidade natal, matriculou-se no Liceu Nacional de Évora e, posteriormente, na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra. No entanto, por não se adaptar a alguns docentes, transferiu-se em 1925 para Estrasburgo, onde concluiu o curso de engenheiro geofísico na especialidade de meteorologia.
Ao longo de sua carreira, António Gião trabalhou com diversas equipes de renomados estabelecimentos universitários e científicos europeus, como a Universidade de Bergen (Noruega), a Universidade de Florença, a Universidade de Génova (Itália), a Universidade de Dublin (Irlanda), o Instituto Meteorológico Real da Bélgica, o Instituto Nacional Meteorológico de França (Office national météorologique) e o Instituto Henri Poincaré (Institut Henri-Poincaré). Em 1960, ele regressou a Portugal, sendo nomeado professor catedrático de Mecânica e Astronomia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
António Gião morreu em Lisboa em 3 de junho de 1969, e seu corpo está sepultado no cemitério de Reguengos. Em 11 de março de 1981, sua viúva doou a casa onde ele nasceu e viveu, junto com seu recheio, à Sociedade Portuguesa de Autores. Hoje, a Casa António Gião é um espaço de grande importância para a preservação da memória e do legado deste ilustre cientista português, onde podem ser realizadas diversas atividades culturais e científicas, como seminários, conferências, colóquios, recitais, exposições e concertos.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.4238894,-7.5343376
Coordenada DMS: 38°25'26.0"N 07°32'3.6"W