Categoria: Arquitetura militar > Castelo
Distrito: Évora > Borba > Matriz
- Situado em Borba, no coração do Alentejo, o Castelo de Borba oferece uma experiência única na vila e município.
- Classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1957, o castelo é um testemunho histórico que remonta à Reconquista cristã da península.
- Remontando às tribos galo-celtas, o local foi palco da Invasão muçulmana antes de ser tomado por D. Afonso II em 1217.
- D. Afonso II doou o domínio à Ordem de São Bento de Avis, ordenando a construção do castelo para proteger a região.
- Sob D. Dinis, Borba passou para Portugal com o Tratado de Alcanises (1297), recebendo foral e fortificações reforçadas devido à sua importância estratégica.
- Durante a Guerra da Restauração, o castelo recuperou destaque estratégico, testemunhando a batalha de Montes Claros (1665).
- Mesmo com a expansão urbana no século XIX, o castelo manteve-se, preservando muralhas medievais, duas portas notáveis (Porta do Celeiro e Porta de Estremoz) e a imponente Torre de Menagem.
- Erguido com uma planta quadrangular, o castelo segue a traça de Domingos Salvador e Rodrigo Fernandes, destacando-se pelas muralhas robustas em pedra e pela torre imponente. O portão de entrada é protegido por dois cubelos semi-circulares.
- Explore as espessas muralhas em estilo gótico, coroadas por merlões. No topo, um adarve oferece vistas panorâmicas. Originalmente, um fosso rodeava o castelo.
- Descubra a fascinante história de Portugal enquanto explora este castelo medieval, um tesouro histórico do Alentejo.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Borba
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.80524820650657,-7.456239949170667
Coordenada DMS: 38°48'18.9"N 07°27'22.5"W