Entrar

Procurar outro ponto turístico

Procurar

Cruzeiro de São Manços

Categoria: Arquitetura religiosa > Cruzeiro

Distrito: Évora > Évora > São Manços

Descubra São Manços, a Aldeia com História

- Aproveite a atmosfera acolhedora desta aldeia a 20 km de Évora, com raízes históricas ligadas ao primeiro bispo da região.

- Viaje de volta à Alta Idade Média enquanto explora vestígios de um antigo templo que conta a fascinante história do passado.

Arqueologia Reveladora

- Maravilhe-se com descobertas arqueológicas surpreendentes, revelando vestígios romanos que testemunham uma ocupação contínua ao longo dos séculos.

Cruzeiro Centenário do Século XIV

- Contemple o magnífico Cruzeiro de São Manços, esculpido em mármore de Estremoz e datado do século XIV.

- Admire a cruz de Aviz, uma obra-prima em pedra de São Brissos, e desvende sua fascinante história ligada à encomenda do Mestre de Avis.

Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt

A 20 Km de Évora, a pequena aldeia de São Manços evoca a figura lendária do primeiro bispo de Évora e um dos Apóstolos da Lusitânia. Ao que tudo indica, aqui existiu uma propriedade associada a esta importante figura do Cristianismo inicial peninsular, lugar de peregrinação regional durante toda a Alta Idade Média, até à trasladação das suas relíquias para o mosteiro de Sahagún, em Espanha. No século XI, o texto conhecido como Passion de San Mancio dá conta de existência de um templo com baptistério e martirium. Curiosamente, a capela-mor da actual igreja, de planta quadrangular e construída com grandes silhares bem aparelhados, é a parte mais antiga e pode datar desse passado altimedieval. Segundo uns, de época visigótica; de acordo com outros, obra moçárabe, impõe-se como um dos mais importantes vestígios medievais do aro de Évora. No final da Idade Média, a aldeia era pertença da Catedral eborense, com o estatuto de herdade rural, ou quinta, datando, dessa altura, a reforma tardo-gótica do templo mas que, infelizmente, se perdeu nas profundas alterações verificadas na época moderna. Uma pia baptismal, com decoração animalista, e um reutilizado capitel, são os elementos que restam desse período. Provenientes da igreja de São Francisco de Évora, aqui existiam quatro tábuas atribuídas a Francisco Henriques, datáveis dos inícios do século XVI e actualmente na Casa dos Patudos, em Alpiarça, para onde transitaram em 1921. Data de finais do século XVI e inícios do século XVII a principal campanha remodeladora, responsável pela feição que o conjunto hoje ostenta. Sob o governo ibérico de Filipe I, em 1591, foi possível restituir à aldeia as relíquias do seu santo mártir, processo consumado a 20 de Maio de 1624,

Coordenadas DD: 38.458661569503064,-7.7530022681968465
Coordenada DMS: 38°27'31.2"N 07°45'10.8"W

Meteorologia São Manços  Meteorologia São Manços

Terça, 08
Nuvens carregadas
16° | 24°
Nuvens carregadas
Quarta, 09
Nuvens carregadas
13° | 25°
Nuvens carregadas
Quinta, 10
Chuva fraca
14° | 23°
Chuva fraca
Sexta, 11
Chuva fraca
14° | 19°
Chuva fraca
Sábado, 12
Chuva fraca
13° | 19°
Chuva fraca
Domingo, 13
Nuvens carregadas
12° | 12°
Nuvens carregadas

Farmácia de Serviço São Manços  Farmácia de Serviço São Manços

Ver todas as farmácias do concelho (Évora)
Évora

  Ver por Concelho no distrito de Évora

Outros pontos de interesse no concelho (Évora)